Volta a Portugal: a «vingança» de Cândido na quarta etapa

9 ago 2003, 17:39

Português voltou a vencer Depois uma estreia vitoriosa, Cândido Barbosa voltou a vencer, desta vez, a quarta etapa da Volta.

Ao quarto dia, Cândido Barbosa repetiu a vitória com que abriu a sua participação nesta Volta a Portugal. O ciclista da LA Pecol venceu a quarta etapa ao «sprint», com um tempo de 3h49m20. Arrancou em grande para os últimos metros, deixando claramente para trás os espanhóis Angel Edo (Maia) e Alberto Benito (Antarte).

A vitória na etapa aconteceu depois de ter sido penalizado com um minuto, por ter sido considerado responsável pela queda de Paulo Ferreira (Cantanhede). No final, Barbosa não escondeu que também por isso a vitória na etapa teve um gosto especial.

Este sábado, foram os portugueses a tomar a iniciativa. O grupo de fugitivos que, desde os 50 quilómetros tomou a dianteira, foi liderado por Hélder Miranda (Porta da Ravessa), Hugo Lúcio (Barbot Torrié) e Ricardo Felgueiras (Antarte). Depois, o grupo da frente ficou reduzido a três elementos, Célio Sousa (Carvalhelhos), o espanhol José Elias (Fuenlabrada), e Ricardo Felgueiras (Antarte), mas a liderança foi mudando, com os franceses Frederic Gabriel (MBK) e Cristophe Rinero (MBK) e Ricardo Costa (Porta da Ravessa) a passarem também brevemente pela frente.

Aos 144 quilómetros, a fuga foi anulada e o pelotão, liderado pelos homens da Maia Milaneza, ficou compacto. Estava tudo preparado para o «sprint» final, depois de uma etapa onde, mais uma vez, o rasto dos incêndios se deu a conhecer e as temperaturas, a rondarem os 40/42 graus, se fizeram sentir. E aí, Cândido Barbosa acabou com as dúvidas, com uma arrancada que bateu Edo e Benito.

Nas contas da geral, Victoriano Fernandez (ASC-Vila do Conde) mantém-se na frente, ainda que agora apenas a 15 segundos dos espanhóis Angel Edo e Alberto Benito, que vêm logo a seguir.

Leia ainda:

Volta a Portugal: classificações

Volta a Portugal: e agora a subida à Torre

Volta a Portugal: sexta etapa parte do Fundão e não da Covilhã

Patrocinados