Volta a Portugal: ao terceiro dia, mais um líder

8 ago 2003, 17:44

Victoriano Fernandez é o novo camisola amarela Victoriano Fernandez andou sempre na frente e conseguiu roubar a camisola amarela a Alberto Benito.

Acompanhe as crónicas e reportagem de Fernando Emílio na Maisfutebol Rádio

Victoriano Fernandez (ASC/Vila do Conde) é o novo líder da Volta a Portugal, depois de ter vencido nesta sexta-feira a terceira etapa da prova, que ligou os 150,9 km entre Campo Maior e Castelo Branco, com um tempo de 3h37m34.

O ciclista espanhol andou no grupo da frente da corrida desde o quilómetro 21. Por essa altura, um grupo de cinco fugitivos liderado pelo búlgaro Krassimir Vasilev (Porta da Ravessa/Tavira) e do qual faziam ainda parte Óscar Romero (Pepolim/Irmão Ovarense), Sérgio Perez (Fuenlabrada) e Dermot Dally (Paternina) tomou a dianteira.

O grupo de fugitivos chegou a ter nove minutos de vantagem sobre o pelotão, aos 54 quilómetros de corrida. E, embora a distância fosse encurtando, o quinteto manteve-se sempre na frente até que, aos 130 quilómetros, Victoriano Fernandez se isolou. O pelotão, onde LA Pecol, Lampre e Maia Milaneza ditavam o ritmo, absorveu então o grupo de perseguidores, a tempo de Cândido Barbosa (LA Pecol) ser o segundo classificado e Angel Edo (Maia) ser terceiro, ambos a 23 segundos de Fernandez.

Nas contas da classificação geral, a Volta ganhou, ao terceiro dia, o seu terceiro líder. Depois de Benito, outro espanhol, Victoriano Fernandez veste a camisola amarela. O ciclista da ASC/Vila do Conde leva 19 segundos de vantagem sobre Alberto Benito (Antarte/Rota dos Móveis), segundo classificado, e 21 sobre o também espanhol Angel Edo (Maia).

Cândido Barbosa, que cortou a meta em segundo lugar, foi penalizado com um minuto depois de se ter envolvido num incidente que levou à queda de Paulo Ferreira (Cantanhede/Marquês de Marialva). Feitas as contas, o ciclista ocupa agora o 84º posto da geral, a 1m19 do líder.

A etapa desta sexta-feira correu-se debaixo de intenso calor e com grande parte do percurso a ter incêndios como pano de fundo.

Leia ainda:

Volta a Portugal: classificações

Volta: Cândido Barbosa penalizado com um minuto por incidente com Paulo Ferreira

Volta a Portugal: agora é mais a sério

Patrocinados