Suíço Bertogliati «rouba» amarela a Armstrong

7 jul 2002, 18:58

Primeira etapa da Volta a França Ruben Bertogliati, da Lampre, venceu, supreendentemente, a primeira etapa da Volta a França.

O ciclista suíço Rubens Bertogliati, da Lampre, é o novo camisola amarela da Volta a França, depois de ter vencido com surpresa a primeira etapa da prova, este domingo, no Luxemburgo.

O suíço, de 23 anos, descolou do pelotão a cerca de um quilómetro da meta e conseguiu resistir à pressão dos adversários até ao final, vencendo com o registo de 4:49.16 horas, o mesmo tempo atribuido ao pelotão. O alemão Erik Zabel, da Telekom, liderou o pelotão, onde também seguia Lance Armstrong, vencedor das últimas três edições da Tour e que partiu vestido de amarelo para esta primeira etapa.

Perto da meta esperava-se um sprint entre Bertogliati, Zabel e Robbie McEwen, da Lotto, que seguia em terceiro, mas a vantagem do suíço revelou-se determinante e o pódio acabou por ficar assim definido.

Bertogliati tem agora três segundos de vantagem na classificação geral sobre o francês Laurente Jalabert (CSS), segundo, e sobre Armstrong, terceiro.

O único português em prova, José Azevedo (ONCE), chegou integrado no pelotão, na 96ª posição, e é 67ª na classificação geral, a 40 segundos do líder.

A maior desilusão desta primeira etapa foi para o francês Christophe Moreau (crédit Agricole), quarto no Tour2000, que perdeu três minutos para os homens da frente, graças a duas quedas que o fizeram afastar-se do pelotão.

Depois dos 192,5 quilómetros deste domingo, a segunda etapa decorre esta segunda-feira ligando a Cidade do Luxemburgo à localidade alemã de Sarrebruc, num total de 181 quilómetros. A entrada em França está marcada para terça-feira.

Patrocinados