Ciclismo: estrangeiros ao ataque na Volta a Portugal

5 ago 2003, 16:44

Maia Milaneza parte como grande favorita Moller, Jeker, Horrach, Zintchenko são apenas alguns dos candidatos ao triunfo na prova que arranca esta quarta-feira.

Acompanhe as crónicas e reportagem de Fernando Emílio na Maisfutebol Rádio

A Volta a Portugal vai arrancar esta quarta-feira para a sua 65ª edição, com a Milaneza-MSS como grande favorita e um vencedor em título, Claus Moller, sem certezas.

O ciclista dinamarquês da Milaneza-MSS foi sujeito a uma intervenção cirúrgica para retirar um quisto na boca e a situação limitou a sua preparação para a Volta. O próprio Moller confessa que o seu desempenho é, neste momento, uma incógnita e deixa entender que a renovação do título é complicada.

A situação abre novas perspectivas ao suíço Fabian Jeker, colega de equipa de Moller, e ao russo Andrei Zintchenko, da LA Pecol, que formam o trio de principais candidatos ao triunfo. Joan Horrach, segundo no ano passado, também está na corrida.

Sem Rui Sousa na corrida- o português foi terceiro no ano passado, mas este ano fica afastado da competição devido a uma tendinite no joelho- os lugares cimeiros parecem destinados aos estrangeiros, embora a luta seja entre equipas portuguesas, com a LA Pecol a ser a mais directa rival da MSS-Milaneza. Em termos individuais, as esperanças portuguesas ficam entregues a Vítor Gamito, da Cantanhede/Marquês de Marialva, que, no entanto, terá pela frente tarefa bem difícil.

No elenco da Volta, há sete estrangeiras. Entre estas últimas, destaque para a italiana Lampre e para a espanhola Kelme, equipas de peso, mas que deixam fora da Volta os ciclistas de primeiro plano, em parte devido à preparação para a Volta a Espanha. Às equipas de I divisão juntam-se ainda a Lokomotiv, a MBT Oktos, a Flanders Item Nova, a Paternina e a Fuenlabrada, que parecem longe de poder discutir o domínio com as formações lusas, ainda mais com as elevadas temperaturas esperadas para esta edição.

Falando ainda de portugueses, destaque também para o jovem Sérgio Paulinho, da ASC-Vila do Conde, que conquistou a medalha de bronze no contra-relógio individual para esperanças (sub-23) dos últimos mundias de estrada e se estreia nesta Volta a Portugal.

Leia ainda:

Volta a Portugal: o calendário

Volta a Portugal: as figuras

Mais Lidas

Patrocinados