João Sousa: «Nem penso muito no ranking»

31 mar 2014, 17:52

Tenista de Guimarães foi o primeiro português a entrar no top-40 do ranking ATP

João Sousa reforçou o estatuto de melhor tenista português de sempre ao subir quatro lugares, até ao 38º lugar do ranking ATP, depois de ter chegado à terceira ronda do Masters 1000 de Miami. Em declarações à TVI, o tenista de Guimarães desvaloriza a proeza de ser o primeiro português a entrar no top-40, considerando que o mais importante «é estar competitivo».

«Sinceramente não penso muito no ranking, o importante é estar competitivo a cada semana, fazer o trabalho de casa bem feito para poder estar a cem por cento e por o meu ténis em campo. Tenho vindo a evoluir muitíssimo o meu nível. Quero manter o nível e conseguir estar no topo da elite mundial», destacou.

A entrada no top-40 proporciona um novo estatuto ao melhor tenista português que diz sentir maior respeito da parte dos adversários. «Começam a ter respeito, começo a solidificar-me no topo da elite mundial e é normal que me tenham um pouco mais de respeito», acrescentou.

João Sousa, de 25 anos, é natural de Guimarães, vive em Barcelona, mas raramente para em casa, sempre em deslocações de torneio em torneio. Uma vida difícil para se fortalecer amizades. «É difícil ter amigos, há companheiros que nos damos melhor e outros pior, mas pela língua, dou-me melhor com os espanhóis e os italianos, como vivo em Barcelona falo fluentemente espanhol. Se calhar aos alemães sejam um bocadinho mais distantes», comentou ainda.

Depois de Miami, os próximos objetivos passam por Casablanca, Montecarlo, Barcelona, Portugal Open, Madrid e Roma. Depois, caso mantenho o atual ranking, João Sousa está perto dos lugares que dão acesso ao lote dos cabeças de série de Rolland Garros.

Relacionados

Mais Lidas

Patrocinados