Governo aprova criação da medalha do apoio militar a emergências civis

Agência Lusa
13 out 2022, 14:42
Militares

Distinção tem o objetivo de “valorizar a participação de militares, militarizados e civis das Forças Armadas”

O Governo aprovou esta quinta-feira um decreto-lei que cria a “medalha do apoio militar a emergências civis”, com o objetivo de “valorizar a participação de militares, militarizados e civis das Forças Armadas” ou outros cidadãos em operações desse tipo.

De acordo com o comunicado do Conselho de Ministros, esta medalha “visa assinalar e valorizar a participação de militares, militarizados e civis das Forças Armadas, bem como de outros cidadãos nacionais ou estrangeiros, em operações de apoio militar a emergências civis que, pela sua relevância, sejam dignas de reconhecimento para as Forças Armadas”.

Foi também aprovada a deliberação que propõe ao Presidente da República a nomeação do capitão-de-mar-e-guerra da classe de marinha Nuno Filipe Cortes Lopes para o cargo de comandante da força naval atribuída à Operação Atalanta, da União Europeia.

Segundo o ‘site’ oficial do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) a ‘EU European Union Naval Force - EUNAVFOR (Operation ATALANTA)’ tem como objetivo “proteger o tráfego marítimo que atravessa o Golfo de Áden e a Bacia da Somália, prevenindo e detendo atos de pirataria”.

Governo

Mais Governo

Patrocinados