Portugal saúda novo acordo sobre migrações e asilo na União Europeia

Agência Lusa , SM
20 dez 2023, 13:58
Migrantes resgatados pelo Salvamento Marítimo em Espanha (EPA)

"Saudamos naturalmente o acordo e o facto da Europa falar a uma só voz nas questões de Migração e Asilo", diz o gabinete de Ana Catarina Mendes

Portugal saudou esta quarta-feira o acordo sobre o pacto de migração e asilo alcançado esta madrugada pelos 27 Estados-membros da União Europeia, considerando que o país “sempre adotou uma politica progressistas” em relação a estas matérias.

“Saudamos naturalmente o acordo e o facto da Europa falar a uma só voz nas questões de Migração e Asilo”, refere uma nota do gabinete da ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, em resposta à Lusa.

O gabinete de Ana Catarina Mendes considera também que Portugal “sempre adotou uma política progressista em relação às migrações e asilo, não sendo por isso expectável grandes alterações na política migratória portuguesa decorrentes do acordo agora celebrado a nível europeu”.

O Parlamento Europeu e os estados-membros chegaram esta quarta-feira a um acordo político sobre uma vasta reforma da política de asilo e migração da União Europeia (UE), após uma última noite de negociações, anunciou o Conselho da UE.

Esta reforma, que inclui uma série de textos, prevê, em particular, um controlo reforçado das chegadas de migrantes à União Europeia, centros fechados perto das fronteiras para devolver mais rapidamente aqueles que não têm direito a asilo e um mecanismo de solidariedade obrigatório em benefício dos estados sob pressão migratória.

O acordo ainda terá de ser formalizado e adotado antes das eleições europeias, a realizar pelos 27 países do bloco comunitário entre 06 e 09 de junho.

Europa

Mais Europa

Patrocinados