Sindicato Independente dos Médicos convoca greve nacional para 25, 26 e 27 de julho

Agência Lusa , AM
30 jun 2023, 19:15
Médica (Pexels)

Roque da Cunha pediu que a Federação Nacional dos Médicos se associasse ao protesto

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira uma greve nacional para 25, 26 e 27 de julho em protesto contra "a incapacidade" do Governo em "apresentar uma grelha salarial condigna".

O anúncio foi feito em conferência de imprensa pelo secretário-geral do SIM, Jorge Roque da Cunha, na sede do sindicato, em Lisboa.

Roque da Cunha pediu que a Federação Nacional dos Médicos se associasse ao protesto, bem como os profissionais do setor privado, estes últimos em 26 de julho.

A paralisação enquadra-se num calendário mais vasto de greves, em várias modalidades e regiões, que começa em 24 de julho com uma greve às horas extraordinárias nos centros de saúde e termina em 21 de setembro com uma greve na região Norte.

O calendário de greves foi hoje aprovado pelo Conselho Nacional do SIM, no dia em que o sindicato se reuniu com o Ministério da Saúde sobre várias matérias, incluindo a revisão das grelhas salariais, no último dia previsto no período negocial.

Segundo Roque da Cunha, o SIM "tentou até à última hora evitar formas de luta", mas as propostas apresentadas pelo Governo foram "manifestamente insuficientes".

"Não podemos aceitar acordos que não são justos", afirmou, alegando que a tutela "não apresentou uma grelha salarial séria".

O SIM, que se revelou disponível para continuar as negociações, exige do Governo "seriedade e capacidade negocial".

"Tudo fizemos para atingir um acordo justo que combata a erosão de mais de 22% dos salários médicos nos últimos 10 anos", invocou o Conselho Nacional do SIM em comunicado.

Ministério da Saúde marca novas reuniões com sindicatos dos médicos

O Ministério da Saúde agendou para a próxima semana novas reuniões com os sindicatos dos médicos, após os últimos encontros previstos no protocolo negocial terem terminado hoje sem acordo, disse fonte oficial do ministério.

Segundo a fonte, o Ministério reúne-se já na próxima quarta-feira com o Sindicato Independente dos Médicos (SIM), que hoje anunciou greve nacional para 25, 26 e 27 de julho.

Com a Federação Nacional dos Médicos (FNAM), que tem uma greve agendada para 05 e 06 de julho e que no sábado reúne o seu Conselho Nacional para decidir novas formas de luta, o Ministério reúne-se nos dias 07 e 11 de julho.

Os dois sindicatos dos médicos tiveram hoje, último dia do prazo previsto no protocolo negocial, novas reuniões negociais com o Ministério da Saúde sobre a valorização da carreira, mas as partes não chegaram a acordo.

Entre as várias matérias em negociação, consta a revisão das grelhas salariais dos clínicos do Serviço Nacional de Saúde, que o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) e a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) consideram fundamentais para um acordo com o Governo.

Nos últimos meses, as duas estruturas sindicais têm criticado o Ministério da Saúde por não ter formalizado uma proposta concreta de aumentos salariais.

Saúde

Mais Saúde

Patrocinados