“Parece Photoshop”: esta casa com um telhado vermelho sobreviveu ao incêndio da ilha de Maui

22 ago 2023, 10:53
Maui Red House (PATRICK T. FALLON/AFP via Getty Images)

“Começámos a chorar. Sentimo-nos culpados. Ainda nos sentimos culpados”, afirmou o dono, contando o que sentiu após ter visto as fotografias da casa após o incêndio pela primeira vez

No meio da destruição, uma cena improvável. Várias fotografias tiradas após o devastador incêndio que destruiu grande parte da cidade de Lahaina, na ilha de Maui, Havai, mostram uma casa de madeira que escapou na totalidade à fúria das chamas.

“Parece que foi lá posta por Photoshop”, disse o dono da casa, Trip Millikin, ao Honolulu Civil Beat.

A casa em Front Street é a única sobrevivente, mas Millikin e a sua mulher, Dora, não sabiam do facto: estavam de viagem ao Massachussets.

“Começámos a chorar. Sentimo-nos culpados. Ainda nos sentimos culpados”, afirmou, contando o que sentiu após ter visto as fotografias pela primeira vez.

Os donos da casa, que tem cerca de 100 anos, não sabem o que terá acontecido para esta escapar incólume às chamas. “É uma casa totalmente feita em madeira, não é à prova de incêndios”, disse Dora Millikin ao Los Angeles Times.

Uma parte da explicação pode residir no facto de o telhado ser feito de metal, o que condiciona a propagação das chamas, e no facto de a casa não ter vegetação a rodeá-la num raio de cerca de um metro e meio, mas sim pedras e gravilha.

O casal Millikin pretende que a casa seja uma inspiração para a reconstrução da comunidade. “Vamos reconstruir juntos. Esta casa vai-se tornar uma base para todos nós. Vamos usá-la”, disse Trip.

Relacionados

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados