Mau tempo: mais 440 ocorrências até às 17:30, a maioria no Norte e Centro

Agência Lusa , SM
26 out 2023, 19:07
Mau Tempo Algarve

Foram mobilizados 1506 operacionais e não há registo de vítimas até ao momento, informa a Proteção Civil

 A Proteção Civil registou 441 ocorrências, até às 17:30 desta quinta-feira, relacionadas com o mau tempo, principalmente nas regiões Norte e Centro, mas sem provocar vítimas, afirmou fonte oficial.

Conforme disse à Lusa o comandante José Miranda, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), as 441 ocorrências registadas entre as 00:00 e as 17:30 mobilizaram 1.506 operacionais envolvidos nas ações de socorro.

Em termos de regiões mais afetadas, o responsável da ANEPC adiantou que Coimbra registou 72 ocorrências, seguida da Área Metropolitana do Porto, com 65, e Viseu, Dão e Lafões com 64 registos.

Em relação ao tipo de ocorrências, 190 respeitaram a quedas de árvores, 114 a inundações, 79 a limpezas de vias, 32 a quedas de estruturas e 24 a movimentos de massas (nomeadamente deslizamentos de terras), explicou a fonte da ANEPC.

Segundo José Miranda, até ao momento “não há vítimas a registar”.

Os distritos de Coimbra, Guarda, Viseu, Aveiro, Vila Real, Porto e Braga estiveram sob aviso meteorológico laranja até ao início da tarde devido à previsão de períodos de chuva, por vezes forte e persistente, em especial nas serras.

Também por causa da chuva, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Leiria e Castelo Branco em aviso amarelo até às 15:00.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe "situação meteorológica de risco moderado a elevado” e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

A ANEPC emitiu na quarta-feira um aviso à população, com base na informação meteorológica do IPMA, de previsão, nas 24 horas seguintes, de “precipitação forte e persistente, vento forte e agitação marítima”.

Além de “precipitação forte e persistente, em especial no Norte e Centro”, o aviso apontou para “vento muito forte com rajadas até 85 km/h nas terras altas do Norte e Centro” e “agitação marítima forte, com ondas de quatro a cinco metros”.

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados