Lojas e garagens inundadas e ruas completamente alagadas. Chuva forte já provocou estragos no Algarve

Joana Rita de Almeida , CE com Lusa
4 dez 2022, 21:41

Durante a tarde deste domingo, a Proteção Civil já tinha emitido um aviso à população a alertar para o risco de inundações em zonas urbanas, cheias e deslizamentos de terras

O mau tempo chegou em força ao Algarve e em Quarteira já há relatos de lojas, caves e garagens inundadas, bem como de ruas completamente alagadas. Na rua Vasco da Gama, uma das mais afetadas, a força da chuva chegou mesmo a abater parte da estrada.

A Proteção Civil e os bombeiros conseguiram amenizar a situação, mas, ainda assim, o período mais crítico deverá coincidir com o pico da maré alta: por volta das 00:30 segunda-feira. 

À CNN Portugal, alguns moradores contaram que tiveram dificuldades em contactar os meios de socorro porque as chamadas "estavam sempre a ir abaixo". 

Durante a tarde deste domingo, a Proteção Civil já tinha emitido um aviso à população, válido até segunda-feira, a alertar para o risco de inundações em zonas urbanas, cheias e deslizamentos de terras.

O período mais crítico de precipitação será entre as 00:00 e as 15:00 horas de segunda-feira nos distritos de Faro e Beja, onde podem ocorrer também fenómenos extremos de vento. Quanto às temperaturas gélidas que se temiam, não vão, para já, afetar o país.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Faro, Beja e Setúbal sob aviso amarelo até segunda-feira por previsões de precipitação, vento e trovoada.

Faro é o distrito onde se esperam condições meteorológicas mais adversas, com aviso amarelo para precipitação e trovoada ativo entre as 18:00 deste domingo e as 15:00 de segunda-feira, e aviso amarelo para vento entre as 09:00 e as 18:00 de segunda-feira.

Esperam-se nestes intervalos “períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de rajadas fortes”, trovoadas “frequentes e dispersas” e vento “por vezes forte do quadrante sul, com rajadas até 70 km/h”.

No distrito de Setúbal vigora um aviso amarelo para precipitação entre as 03:00 e as 15:00 de segunda-feira, prevendo-se “períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoadas e rajadas fortes”.

Em Beja vigora também um aviso amarelo por precipitação para o mesmo período, prevendo-se condições meteorológicas semelhantes às do distrito de Setúbal.

Relacionados

País

Mais País

Patrocinados