Temperaturas até ao Natal vão estar "acima do normal" para a época

28 nov 2022, 16:08
Neve

Em Espanha teme-se a chegada da "Besta de Leste", mas, segundo o IPMA, as previsões para Portugal continental não são de muito frio, pelo contrário

Nos últimos dias tem-se falado de um anticiclone que se está a formar na Sibéria, Rússia, e que pode trazer uma massa de ar gelado para a Europa, segundo o site de meteorologia espanhol El Tiempo, que já a apelidou de "Besta do Leste".

Por cá, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explicou que não é possível saber com precisão se esta massa de ar gelado vai chegar a Portugal, porque a previsão é que esta possa ou não afetar a Europa durante o período de inverno, ou seja, de 21 de dezembro a 28 de fevereiro.

"Esta massa de ar gelado pode ou não chegar a Portugal, bem como a outros países da Europa. Isso é um cenário provável para algumas alturas do inverno. E, como sabemos, o inverno dura três meses. O facto de atingir a Europa, não significa que atinja especificamente Portugal", explicou à CNN Portugal a meteorologista Patrícia Gomes.

Por agora, a única coisa que o IPMA consegue prever, com base em estatísticas, que são sempre variáveis, é que Portugal continental não deverá ser afetado nos próximos dias. Até porque neste momento está "sob um campo depressionário, ou seja, de precipitação".

"Nos próximos dias isso não irá acontecer, porque vamos ter alguns episódios de precipitação e em alguns dias uma subida de temperatura. Mas é uma subida muito pequena, de dois graus. Isto nos próximos quatro ou cinco dias. Se olharmos para os próximos dez dias, haverá sempre episódios de precipitação e subida e descida das temperaturas entre dois ou três graus, dependendo da zona do país."

A meteorologista explicou ainda que se olharmos para a previsão mensal, consegue perceber-se que Portugal continental vai registar "uma anomalia positiva de temperatura relativamente pequena", o que significa que as temperaturas durante as próximas quatro semanas vão estar "ligeiramente acima do normal para esta altura do ano". 

"A nível estatístico, esse ar frio que terá origem na Sibéria não deverá atingir Portugal continental nem nos próximos 10 dias, nem no próximo mês. Agora, durante todo o inverno não sabemos, porque só termina a 21 de março. Nesse período, deverá haver períodos de temperaturas mais baixas, mas se vão ser inéditas ou não, tempos de esperar", concluiu Patrícia Gomes.

Relacionados

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados