Bloco de partos da Maternidade Alfredo da Costa já não encerra na sexta e segunda-feira

8 set 2022, 12:38

Bloco de partos da MAC ia encerrar por falta de médicos, mas fonte do hospital garantiu à CNN Portugal que a situação foi revertida

O bloco de partos da Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, já não vai encerrar na próxima sexta e segunda-feira, conforme constava no portal do SNS. 

A CNN Portugal contactou o hospital, que esclareceu que a situação foi revertida e que foram mobilizados mais médicos para assegurar o serviço.

De acordo com o portal do SNS sobre o funcionamento dos serviços de urgência obstétrica e ginecológica, a MAC tinha previsto encerrar o bloco de partos sexta-feira, dia 9, às 09:00, sendo que reabriria apenas no sábado às 09:00. O portal informava ainda que, na segunda-feira (dia 12 de setembro), o bloco de partos encerrava às 09:00, sem fornecer data para a reabertura.

Segundo a edição do Público desta quinta-feira, o encerramento do bloco de partos devia-se à falta de médicos para completar as escalas: questionado pelo jornal, o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (em que a MAC está integrada) justificou que apenas 44 especialistas estão disponíveis para fazer serviço de urgência e que, destes, três estão em licença de maternidade e oito estão com escusa de horário noturno - por terem mais de 50 anos ou por estarem doentes ou com licença de amamentação.

Saúde

Mais Saúde

Patrocinados