Dez anos escaldantes

18 abr 2001, 10:55

F.C. Porto tem dificuldades quando joga no Funchal

O percurso dos confrontos entre Marítimo e F.C. Porto tem sido bastante agitado nos últimos dez anos, com os madeirenses a conseguirem travar o adversário com bastante sucesso, sendo que a equipa das Antas só conseguiu vencer no Funchal apenas três vezes neste período de tempo. 

A cadência das últimas quatro épocas tem sido, porém, marcada por derrotas e vitórias partilhadas por ambos. Como na temporada passada os insulares venceram por 2-1, este será «um ano de boa colheita», como caracterizou Fernando Santos. Aliás, este último resultado ficou vincado por um golo inesquecível de Rui Óscar, que aproveitou um mau alivio de Vítor Baía. O lateral-direito não vai poder jogar hoje pelo Marítimo, mas será um dos príncipais interessados por uma nova derrota do F.C. Porto para facilitar a vida ao seu Boavista. 

Em toda a história dos confrontos entre as duas equipas na Madeira, mesmo assim os portistas têm um saldo muito positivo, com dez derrotas, cinco empate e cinco derrotas. Quatro desses triunfos aconteceram entre 1977 e 1981, e só voltararam a conseguir duas vitórias consecutivas em 86/87 e 87/88. 

O primeiro triunfo dos insulares, por seu lado, aconteceu somente na décima segunda vez que as equipas se encontraram, em 91/92, como sinal evidente das dificuldades que os portistas iriam começar a sofrer sempre que se deslocam ao Estádio dos Barreiros. 

Artigo relacionado:

- Marítimo-F.C. Porto para além da polémica

Patrocinados