Marcelo beijou a barriga de uma grávida e a fotografia tornou-se viral

CNN Portugal , MJC
18 jun 2022, 11:37
Marcelo Rebelo de Sousa beija ventre de mulher grávida (António Cotrim/DR)

Imagem foi captada na noite de Santo António e publicada dois dias depois pelo fotojornalista António Cotrim na sua página de Facebook

"Com tantas urgências de obstetrícia encerradas todo o afeto é necessário." Foi esta a legenda que o fotojornalista António Cotrim colocou na fotografia que publicou na sua página de Facebook, mostrando o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a beijar a barriga de uma mulher grávida.

A imagem foi captada na Avenida da Liberdade, em Lisboa, na noite de Santo António. Pouco depois das 22:30, uma mulher, em adiantado estado de gravidez, a quem tinham dado lugar sentado na zona da tribuna, aproximou-se do Presidente, para cumprimentá-lo e, quem sabe, talvez tirar uma "selfie". Marcelo desejou-lhe as maiores felicidades para a maternidade e não resistiu a beijar a barriga da mulher.

Cotrim, fotógrafo da Agência Lusa, de 64 anos, 35 dos quais dedicados ao jornalismo, estava a acompanhar as Marchas Populares e, na urgência de enviar o serviço para a agência, nem reparou naquela fotografia - que não chegou, por isso, aos vários órgãos de comunicação social. Foi só muitas horas depois, em casa, revendo o trabalho dessa noite, que Cotrim reparou com mais atenção na foto, contou o jornalista ao Diário de Notícias.

Relacionando a imagem com a crise nas urgências de obstetrícia do SNS - dois dias antes (10 de junho), o país tinha ficado a saber que um bebé morrera, ao nascer, no hospital das Caldas da Rainha - António Cotrim decidiu então publicar a foto no seu Facebook pessoal. 

A imagem rapidamente se tornou viral. O gesto afetuoso do Presidente, a barriga enorme, a mão da mulher sobre a cabeça de Marcelo - foram muitos os pormenores que chamaram a atenção dos utilizadores do Facebook e do Twitter. Houve quem criticasse o gesto "invasivo" do chefe de Estado e quem elogiasse a sua espontaneidade, e houve até muitos que, perante a o inusitado da situação, duvidasse que a foto fosse verdadeira. Logo outro fotógrafo da Lusa, Miguel A. Lopes, tratou de esclarecer a situação:

Relacionados

PR Marcelo

Mais PR Marcelo

Patrocinados