Marcelo não quebra tabu: destino do pacote Mais Habitação será conhecido “amanhã de manhã”

20 ago 2023, 19:09

Presidente da República falava na Polónia, onde admitiu a possibilidade de visitar a Ucrânia, sem confirmações por questões de segurança

O Presidente da República já decidiu sobre o destino do pacote Mais Habitação do Governo, tendo inclusive assinado o diploma. A garantia foi dada por Marcelo Rebelo de Sousa em Varsóvia, na Polónia, onde está em visita oficial.

Contudo, o chefe de Estado recusou confirmar qual o sentido da decisão: se aprova ou veta o diploma. A resposta, insistiu, será dada na manhã desta segunda-feira. “Não demora muito, é esperarem por amanhã de manhã”, disse aos jornalistas.

Marcelo confirmou que já falou com o primeiro-ministro António Costa sobre este dossiê. “Tenho uma tradição que é a seguinte: é um diploma do Governo, falo ao primeiro-ministro; é um diploma da Assembleia da República, falo ao presidente da Assembleia da República”.

Durante as férias em Monte Gordo, o Presidente da República já tinha revelado que não tinha encontrado inconstitucionalidades neste diploma. Contudo, tendo em conta a sua importância, não tinha ainda decidido se o aprovava ou vetava.

 

Ida à Ucrânia em cima da mesa

Marcelo não confirmou se, no âmbito desta deslocação à Polónia, aproveitará para visitar a Ucrânia. O Presidente da República invocou questões de segurança para não confirmar essa ida, lembrando o que aconteceu quando falou da viagem de António Costa àquele país em guerra.

“É mais fácil ir à Ucrânia estando em países próximos”, reconheceu.

O Presidente da República comentou ainda o envio de caças F-16 pela Dinamarca e Países Baixos, lembrando que havia um “compromisso europeu” para a disponibilização de meios aéreos.

“Uma contraofensiva sem cobertura aérea é uma contraofensiva mais difícil e mais lenta”, alertou, explicando a sua importância para o período de inverno que agora se aproxima.

Relacionados

Política

Mais Política

Patrocinados