Manuel António Correia vai ser candidato à liderança do PSD Madeira

26 fev, 12:01
Funchal, Madeira (imagem Getty)

Não será uma disputa inédita, uma vez que Manuel António e Miguel Albuquerque foram também opositores nas últimas diretas sociais-democratas na Madeira

Manuel António Correia vai ser candidato à liderança do PSD Madeira. O ex-governante, que integrou governos de Alberto João Jardim, vai disputar a liderança com Miguel Albuquerque.

Manuel Correia chegou a ser apontado como o sucessor de Albuquerque no turbulento processo que levou à demissão do presidente do Governo Regional.

O recuo de Albuquerque não foi visto com bons olhos por alguns setores do partido, que se apressaram a tentar convencer Manuel António.

Primeiro, o ex-governante terá dito que só avançava com o apoio de todas as concelhias regionais, mas depois da última reunião do conselho regional do PSD Madeira e a notícia de pressões feitas a militantes por parte da cúpula atual do partido, Manuel António aceitou ir a votos.

Não será uma disputa inédita, uma vez que Manuel António e Miguel Albuquerque foram também opositores nas últimas diretas sociais-democratas na Madeira, aquando da sucessão de Alberto João Jardim.

Aliás, o histórico ex-presidente do Governo Regional da Madeira será um dos rostos a dar a cara no apoio à candidatura de Manuel António, somando-se ao restante coro de descontentes com a direção atual de Miguel Albuquerque, de onde se destacam alguns dos deputados eleitos pelo PSD Madeira à Assembleia da República, com Sara Madruga da Costa à cabeça, e uma parte significativa da estrutura da Juventude Social Democrata da região, de onde se exclui - pelo menos até agora - o seu líder, Bruno Melim, que tem tomado posições públicas leais à direção de Albuquerque.

A recolha de assinaturas e a elaboração das listas para a candidatura de Manuel António estiveram a ser preparadas desde a tarde deste domingo, num ambiente de total secretismo.

O objetivo, contou à TVI uma fonte próxima ao candidato, era apanhar a direção atual do partido de surpresa, uma vez que até agora não havia nenhum nome de peso na oposição a Albuquerque que mostrasse vontade de avançar.

Os prazos apertados e a burocracia para a formalização da candidatura levaram a cautelas redobradas por parte da entourage de Manuel António, no sentido de garantir primeiro os apoios, preencher as listas, verificar procedimentos e papelada e só depois comunicar.

O anúncio oficial da candidatura de Manuel António deverá acontecer nas próximas horas.

Partidos

Mais Partidos

Patrocinados