Costa sul da Madeira sob aviso vermelho até terça-feira devido ao tempo quente

Agência Lusa , AL
26 jun 2023, 19:37
Bom tempo (Lusa/Nuno Veiga)

Aviso prolonga-se até às 20:00 de terça-feira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou, esta segunda-feira, a costa sul da Madeira sob aviso vermelho, devido ao tempo quente, até às 20:00 de terça-feira.

Em comunicado, o IPMA refere que a “ação conjunta de um anticiclone localizado a nordeste do arquipélago dos Açores, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, e de um vale depressionário localizado entre o norte de África e a Península Ibérica, permite o transporte de uma massa de ar quente e seco até ao arquipélago da Madeira”.

“Assim, são esperados nos próximos dias valores da ordem de 30°C na generalidade do arquipélago, que nas vertentes sul podem atingir valores da ordem de 35°C. A temperatura mínima deverá também subir para valores da ordem de 21 a 25 °C”, indica o instituto.

De acordo com o mesmo, o aviso vermelho de tempo quente, o mais grave de uma escala de três, está em vigor desde as 16:53 na costa sul da ilha, prolongando-se até às 20:00 de terça-feira.

“O restante arquipélago encontra-se sob aviso amarelo e laranja de tempo quente”, lê-se na nota.

O IPMA salienta que este período de tempo quente “será também marcado por uma intensificação do vento, em especial em zonas elevadas”, e por valores de humidade baixos nomeadamente nas terras altas, “potenciando assim um aumento do risco de incêndio”.

“Adicionalmente, no mesmo período poderá haver o transporte de poeiras em suspensão até ao arquipélago da Madeira devido ao fluxo persistente de leste”, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

País

Mais País

Patrocinados