Queiroz quer ajudar Irão a chegar pela 1.ª vez a dois Mundiais seguidos

3 nov 2016, 14:28
Carlos Queiroz (REUTERS/Henrik Montgomery)

Técnico português elogia evolução do futebol iraniano. «Melhoram a cada ano. Quando comecei a trabalhar no Irão tínhamos apenas um futebolista a jogar na Europa. Agora temos onze»

Atualmente a orientar a seleção iraniana, Carlos Queiroz garantiu que quer fazer história ao levar a equipa asiática a marcar presença pela segunda vez consecutiva numa fase final de um Mundial.

«O Irão tem tido ao longo dos anos muitos jogadores e treinadores talentosos, mas nunca estiveram em dois Mundiais seguidos», apontou Queiroz, em entrevista ao site da FIFA.

«A minha missão e o meu sonho é o de assegurar que têm êxito. Temos que evitar erros do passado se queremos atingir esse objetivo», acrescentou o ex-selecionador nacional, que orientou o Irão no Mundial 2014.

A seleção iraniana lidera o Grupo A da zona asiática com dez pontos, resultado de um empate e três vitórias, a última das quais a 11 de outubro em Teerão frente à favorita Coreia do Sul por 1-0. «Jogar frente a eles foi um grande desafio e aprendemos muito. Não tínhamos nada a perder, enquanto eles têm uma grande reputação devido ao facto de terem organizado um Mundial [em 2002, em conjunto com o Japão] e terem uma ótima seleção com grandes jogadores.»

Queiroz não deu o apuramento como garantido, mas sublinhou que o futebol iraniano está em evolução. «Melhoram a cada ano. Quando comecei a trabalhar no Irão tínhamos apenas um futebolista a jogar na Europa. Agora temos onze», salientou o técnico.

Relacionados

Patrocinados