Roger de Sá, um nome respeitado na África austral

13 abr 2003, 12:11

Jogador e treinador até já tem biografia publicada em livro Com uma vida cheia, o jogador e treinador até já tem biografia publicada em livro.

Perfeito desconhecido em Portugal, o luso-descendente Rogério de Sá é uma pessoa respeitada na África do Sul, nomeadamente no mundo do desporto e particularmente no futebol. A sua credibilidade chegou tão longe que apenas aos 38 anos já viu uma biografia sua ser publicada em livro.

Foi em Junho de 2002 que resolveu editar, com a ajuda de Ernest Landheer, o «Man of Action», com o nome de Roger de Sá, como é conhecido na África do Sul. Numa viagem à sua carreira como «um dos jogadores de futebol mais famosos do país», como diz a editora «New Africa Books», contam-se peripécias vividas em várias equipas profissionais, para além do feito único de ter sido internacional no mesmo ano em três modalidades diferentes: futebol, basquetebol e futebol de salão.

Conta, ainda, como é o ambiente antes, durante e depois de um jogo dentro de um balneário, para além de analisar os caracteres de treinadores como Eddie Lewis e Carlos Queiroz. Conta como alguns jogadores têm sucesso e outros não, mas nunca esconde a paixão pelo seu país.

Na perspectiva da revista «Dispatch» a «única falha é não falar mais da sua vida pessoal, para além do facto de ter nascido numa família de guarda-redes», mas acima de tudo é uma história que deverá agradar até a quem não goste de futebol. O único jogo que fez pela selecção principal de futebol é recordado num único capítulo, intitulado «A minha carreira de 90 minutos nos Bafana». «Esse jogo de pesadelo em que os Bafana perderam por 3-0, graças ao árbitro congolês Nwa Ntam-bidilwa, nunca mais será apagado da memória dos sul-africanos. Nesse jogo, De Sá sofreu um golo nos primeiros segundos e aqui ele conta o que nunca ninguém conseguiu saber sobre o que realmente aconteceu», conta-se naquela publicação.

Mais Lidas

Patrocinados