Luís Rodrigues é o novo presidente da TAP

6 mar 2023, 18:24

Restantes membros da administração vão manter-se após saída dos dois presidentes

O atual presidente da SATA será o novo presidente da TAP, anunciou esta segunda-feira o ministro das Infraestruturas, João Galamba. Luís Rodrigues passa a acumular os cargos de CEO e presidente do Conselho de Administração da TAP de forma temporária, sucedendo a Christine Ourmières-Widener e a Manuel Beja, respetivamente, depois de os administradores terem sido exonerados dos seus cargos.

O ministro das Infraestruturas referiu que será nomeado posteriormente um presidente da Comissão Executiva, sendo que, ainda segundo João Galamba, os restantes membros da administração vão-se manter. Esse novo CEO não receberá, segundo o ministro das Finanças, quaisquer bónus pelo desempenho das suas funções.

Luís Rodrigues estava aos comandos da SATA desde o final de 2019 tendo sido reconduzido pelo governo dos Açores para o cargo no início deste ano, acumulando a presidência da holding da companhia, numa altura em que se está também a preparar a privatização da Sata Internacional. O Eco escreve que o executivo açoriano ainda não tem um sucessor para o cargo de CEO da Sata, mas o novo gestor deverá ser anunciado nos próximos dias.

Luís Rodrigues foi administrador da TAP entre junho de 2009 e dezembro de 2014, na equipa de Fernando Pinto, tendo assumido várias responsabilidades, entre as quais o Brasil e a Groundforce.

Esta é a segunda passagem recente de administradores da SATA para a TAP, depois de a 1 de março Mário Chaves ter assumido a presidência da Portugália. Mário Chaves estava na SATA desde 2020 onde ocupava o cargo de administrador operacional do grupo e accountable manager, sendo responsável pela rede, operações e pelo handling.

Relacionados

Empresas

Mais Empresas

Mais Lidas

Patrocinados