Clube português melhor comportado pode ir à Taça UEFA

20 dez 2001, 15:55

Lugar atribuído através do «ranking» de Fair Play Há mais um lugar em jogo na Taça UEFA. Se Portugal for contemplado, vai o clube que se tenha portado melhor na Liga.

Portugal está nesta altura fora das posições que dão acesso a três lugares na Taça UEFA de 2002/2003 pela via do «Fair Play», mas até ao final da época ainda pode somar os pontos necessários. A Noruega está na frente do «ranking« de bom comportamento e há mais 16 países com média superior a oito pontos, o limiar para entrar na corrida. 

A UEFA atribui três lugares na fase de qualificação da Taça UEFA a um clube dos países que se tenham «portado melhor» nas competições organizadas pela UEFA. Um desses bilhetes é atribuido automaticamente ao país que terminar a época em primeiro no «ranking», os outros dois são sorteados entre os países com mais de oito pontos. 

Os pârametros que contam são os cartões vistos, jogo positivo, respeito pelo adversário, respeito pelo árbitro, comportamento dos funcionários da equipa e comportamento dos adeptos. Os dados são ponderados através de um sistema de pontos, que conta ainda com o coeficiente do país e com o número de jogos disputado pelas equipas. 

Portugal está agora em 23º lugar, com média de 7.957 pontos em 51 jogos. Caso atinja os oito pontos no final da época, caberá à Liga indicar o clube que ocupará o lugar. Será, por inerência, o vencedor do prémio «Fair Play» da Liga portuguesa, atribuído com base em critérios semelhantes aos da UEFA. No caso de esse clube já estar qualificado, será designado o seguinte na qualificação.

Patrocinados