De provisório a definitivo

5 jun 2000, 00:13

Del Bosque conquistou o lugar de treinador

Foi na véspera da final que o presidente do Real Madrid confirmou Vicente Del Bosque como treinador do clube para a próxima época. Até aí, Del Bosque era apenas um homem da casa que tinha assumido o comando da equipa, mais uma vez, para assegurar a transição entre treinadores principais. Só depois de chegar à final da Liga dos Campeões obteve esse voto de confiança da direcção do seu clube de sempre.

Vicente Del Bosque nasceu em Salamanca há 49 anos. Chegou jovem ao Real Madrid, onde jogou 11 épocas. Terminada a carreira de futebolista, continuou associado ao clube. Foi sempre uma espécie de reserva, o homem que era chamado para tomar conta da equipa quando chegava ao fim o reinado do treinador principal. Foi assim em 1994, altura em que substituiu Luis Molowny, e dois anos mais tarde, quando se sentou no banco no lugar de Jorge Valdano.

Esta temporada, Del Bosque foi chamado de novo, para substituir John Toshack, quando a relação do treinador galês com os adeptos e a direcção do clube entrou em ruptura.

Del Bosque acabou por se impor. Discreto, de poucas falas, o homem da casa soube transmitir à equipa a sua serenidade e geriu com sensibilidade o balneário. Conseguiu até a proeza de «reabilitar» Anelka, que foi durante grande parte da época suplente de luxo e fonte de problemas, mas acabou a jogar e a marcar golos na Liga dos Campeões.

O grande teste de Del Bosque será, no entanto, a próxima época. Para 2000/01, as expectativas quanto ao seu trabalho serão mais altas.

Mais Lidas

Patrocinados