Polícia: segurança para o dérbi começou no futsal e no hóquei

23 out 2015, 16:19

Dispositivo no Estádio da Luz será «ligeiramente superior» ao habitual

A Polícia de Segurança Pública está a preparar o dérbi do próximo domingo há várias semanas, num «pacote» incluiu os dérbis de futsal e de hóquei em patins e que vai contar com um dispositivo «ligeiramente superior» ao que tem sido habitual nos jogos entre os dois grandes emblemas de Lisboa, tendo em conta «tudo o que foi dito e vivido» nos últimos dias.
 
«A polícia faz o seu trabalho com base numa análise de risco. Não estamos alheios ao que foi sendo dito e vivido nestas últimas semanas e isso pesou para a nossa análise de risco, no nosso planeamento e vai também pesar nas decisões que vamos tomar durante o jogo caso o ambiente não seja aquele que esperamos. Esperamos um jogo de dérbi, com ambiente de dérbi, um ambiente muito semelhante ao que temos vivido em eventos com Benfica e Sporting», começou por destacar o subintendente Pedro Pinho, comandante da 3ª divisão do Comando de Lisboa, que será o responsável máximo do policiamento no dérbi.
 
Os ânimos têm vindo a aquecer ao longo das últimas semanas, com alguns discursos inflamados, mas em termos de prevenção policial, não muda muita. «O dispositivo é ligeiramente superior e temos algumas opções táticas diferentes. A segurança vai ser mais direcionada do que aquela que temos feito. O facto de ser mais ou menos musculada, depende da avaliação que fazemos no momento e do comportamento dos adeptos. Será uma polícia adequada e próxima dos adeptos», prosseguiu Pedro Pinho.
 
Os últimos dias também ficaram marcados por atos de vandalismo junto aos estádios dos dois clubes. Pedro Pinto garante que a polícia tem estado atenta ao comportamento dos adeptos mais radicais. «A prevenção faz-se antes, fez-se nestas últimas semanas. Este dérbi de dia 25 é o suceder do dérbi de hóquei de dia 21 e do de futsal do dia 17. Há todo um trabalho que é conjunto, integral, que visa que as pessoas venham ao desporto, ao espetáculo e se sintam confortáveis», comentou.
 
Também haverá uma atenção especial aos artefactos pirotécnicos. «Há sempre essa atenção. Haverá cuidado na entrada do material, os artefactos pirotécnicos constituem crime, não é permitida a sua posse no interior do recinto. Tudo depende daquilo que as pessoas façam. O que esperamos é aquilo que temos vivido nos últimos dérbis. Emoções ao rubro, mas com uma forma de estar que se coadune com aquilo que é o desporto. A nossa atuação será direcionada para que isso aconteça», destacou ainda.
 
O início do dérbi está marcado para as 17 horas de domingo e as portas do Estádio da Luz abrem duas horas antes.

Relacionados

Benfica

Mais Benfica

Mais Lidas

Patrocinados