Champions: City e Leipzig terminam grupo G com triunfos

13 dez 2023, 20:19

Juventude do Manchester City garante triunfo, com ajuda de Matheus Nunes. Na Alemanha, Fábio Carvalho ajudou no triunfo do Leipzig

No encerramento do Grupo G da Liga dos Campeões, o Manchester City completou o pleno de vitórias, na visita aos sérvios do Estrela Vermelha. Em Belgrado, Guardiola optou por poupar habituais titulares, como Ederson, Rúben Dias, Bernardo Silva ou Rodri. Fora da convocatória, por lesão, ficaram De Bruyne, Doku e Haaland.

Destaque entre os visitantes para a titularidade dos jovens Rico Lewis (lateral inglês de 19 anos), Oscar Bobb (avançado norueguês de 20 anos) e de Micah Hamilton (avançado inglês de 19 anos). E foi pelo pé direito de Hamilton que o City abriu o marcador, à passagem dos 19’. Assistido por Matheus Nunes – esta noite maestro no meio-campo – o jovem britânico avançou pela direita e, já à boca da pequena área, desferiu um remate que sobrevoou o guarda-redes contrário.

A correr atrás do prejuízo – e numa derradeira esperança de se qualificar para a Liga Europa – o Estrela Vermelha encontrou nas faltas e nos contra-ataques a fórmula para contrariar o campeão europeu. Ainda assim, só houve um remate enquadrado até ao intervalo, quando o marcador permanecia em 0-1.

A 2.ª parte arrancou já sem Grealish, que havia apresentado queixas físicas. Por isso, Foden foi a jogo.

Apesar das alterações promovidas pelo técnico israelita do Estrela Vermelha, e de alguns remates perigosos, a vantagem inglesa prevaleceu, sobretudo pelo domínio da posse de bola. À passagem dos 62’, e após um bom trabalho individual, Bobb, livre de marcação, não se fez rogado e assinou o 0-2.

O jogo parecia sentenciado. Mas o Estrela Vermelha ainda teria algo a dizer. Aos 76’, e depois de uma recuperação a meio-campo, o sul-coreano In-Beom Hwang bateu o desamparado Carson. Os sérvios viam, por fim, recompensados os esforços ofensivos.

Do outro lado, a fim de acalmar a partida, Guardiola lançou Bernardo Silva, em detrimento de Matheus Nunes.

Minutos mais tarde, o defesa Djiga derrubou Hamilton e permitiu ao City retomar a vantagem de dois golos (1-3). Na marca de grande penalidade, Kalvin Philips não errou.

Ainda assim, não foi esse golo que demoveu o Estrela Vermelha, que continuou a bombear bolas para o ataque, até que, aos 90+1’, o avançado Aleksandar Katai capitalizou o canto batido à esquerda por In-Beom Hwang. Foi um dos últimos suspiros dos sérvios na partida.

Após o triunfo por 3-2 em Belgrado, o Manchester City segue para os “oitavos” da Liga dos Campeões. Por sua vez, o Estrela Vermelha sai das provas europeias.

Leipzig de Fábio Carvalho segue no 2.º lugar. Young Boys na Liga Europa

Com o médio Fábio Carvalho entre os titulares, o Leipzig recebeu e venceu o Young Boys, por 2-1. Em termos competitivos, a partida interessava apenas aos suíços, que ainda não tinham garantido o bilhete para a Liga Europa.

Depois de uma 1.ª parte morna, da qual importa destacar apenas o golo caseiro anulado a Sesko, aos 6’, o retorno dos balneários conferiu outro entusiasmo à partida. Repetindo a fórmula da primeira parte, de novo seis minutos após o rolar da bola, Sesko bateu o guarda-redes contrário. Desta vez, o avançado esloveno estava em jogo e, assim, aos 51’, estava inaugurado o marcador a favor dos alemães.

Seguiram-se minutos loucos. Aos 53’, o gabonês Colley empatou o encontro e, três minutos volvidos, Forsberg repôs a vantagem do Leipzig, numa jogada iniciada por Fábio Carvalho.

Para tentar nova igualdade, o suíço Raphael Wicky refrescou o ataque e lançou Joel Monteiro, avançado português de 24 anos. Apesar dos inúmeros remates dos forasteiros, o trabalho defensivo na turma de Marco Rose garantiu o triunfo.

O Leipzig segue para os oitavos no 2.º lugar do grupo. Os suíços do Young Boys descem à Liga Europa, onde poderão encontrar o Sporting.

[Imagens vídeo Eleven na Dazn]
 

Relacionados

Champions

Mais Champions

Patrocinados