Histórico: CDS fora do Parlamento

31 jan 2022, 00:08

Partido de Francisco Rodrigues dos Santos tem vindo a perder deputados desde 2011 e perde agora representação parlamentar.

É o pior resultado do CDS em democracia: o partido de Francisco Rodrigues dos Santos não conseguiu eleger um deputado para a próxima legislatura e perde os cinco mandatos que tinha na Assembleia da República.

O presidente do partido, Francisco Rodrigues dos Santos, sempre disse que tinha como objetivo reforçar a presença no parlamento e desvalorizou as sondagens que apontavam para um resultado abaixo dos mínimos históricos. "Somos imunes. Esperem pelas urnas que nós respondemos", disse Rodrigues dos Santos ainda na passada segunda-feira.

O melhor resultado que o CDS teve em democracia foi em 1980, quando a bancada dos centristas chegou a ter 46 deputados. Longe desses valores, nas últimas sessões legislativas, o partido tinha vindo a diminuir o número de deputados desde 2011.

Paulo Portas, líder histórico do partido, despediu-se do CDS em 2016. Seguiu-se-lhe Assunção Cristas, que assumiu o cargo de presidente do partido até 2020, altura em que Francisco Rodrigues dos Santos assumiu a direção.

Em 2011, o CDS conquistou 24 deputados, em 2015, quando concorreu em coligação com o PSD na coligação "Portugal à Frente", a bancada parlamentar do CDS conquistou 18 lugares e em 2019 conseguiu cinco.

Relacionados

Decisão 22

Mais Decisão 22

Patrocinados