Kirstie Alley, estrela de “Cheers” e de “Olha Quem Fala”, morre aos 71 anos

CNN , Dan Heching, Amy Simonson e Taylor Romine
6 dez 2022, 06:05

Tinha 71 anos

A atriz Kirstie Alley, estrela do grande e do pequeno ecrã, conhecida pelo seu papel em “Cheers, Aquele Bar” com que venceu um Emmy e por filmes como "Olha Quem Fala”, morreu após uma breve batalha contra o cancro, anunciaram os seus filhos True e Lillie Parker nas suas redes sociais.

Tinha 71 anos.

“Lamentamos informar que a nossa incrível, determinada e amada mãe faleceu após uma batalha com o cancro, descoberto apenas recentemente", lê-se na declaração.

“Ela estava rodeada pela sua família mais próxima e lutou com grande força, deixando-nos com a certeza da sua infindável alegria de viver e de quaisquer que sejam as aventuras que estão pela frente”, continuou a declaração da família. “Por mais icónica que fosse no ecrã, foi uma mãe e uma avó ainda mais espantosa”.

“O prazer e a paixão da nossa mãe pela vida, pelos seus filhos, netos e seus muitos animais, para não falar da sua eterna alegria de criar, eram inigualáveis e deixam-nos a inspiração de viver a vida ao máximo, tal como ela o fez", diz a declaração.

Donovan Daughtry, um representante da Alley, também confirmou à CNN via e-mail que a atriz morreu.

Início de carreira

Duas vezes vencedora do Prémio Primetime Emmy, Alley nasceu em Wichita, Kansas, nos Estados Unidos, em 1951.

Após um papel de destaque no filme “Star Trek II: A Ira de Khan”, de 1982, desempenhou papéis em filmes como “Blind Date”, de 1984, e “Summer School”, de 1987, contracenando com Mark Harmon.

Nesse mesmo ano, Alley seguiria Shelley Long para desempenhar o papel principal e contracenar com Ted Danson na última parte da série clássica de TV “Cheers, Aquele Bar”, que estreou em 1982. Alley apareceu pela primeira vez em 1987, interpretando a forte e independente gerente de bar Rebecca Howe, permanecendo no aclamado programa até ao seu fim em 1993.

Depois de ganhar o Emmy para atriz principal de destaque numa série de comédia em 1991, com “Cheers”, e outro Emmy para atriz principal numa minissérie em “David’s Mother” de 1994, voltou a encontrar o sucesso televisivo no final dos anos 90 com a série “Veronica's Closet”, que lhe valeu mais um Emmy.

Além disso, Alley foi protagonista numa série de filmes memoráveis, como os filmes "Olha Quem Fala", “Madhouse/Casa de Loucos” de 1990 e “Drop Dead Gorgeous/Linda de Morrer” de 1999, com Ellen Barkin.

Em 2005, Alley co-escreveu e foi protagonista na comédia da Showtime “Fat Actress”, antes de fazer uma incursão na reality TV. Apareceu na “Kirstie Alley's Big Life” em 2010, foi concorrente na temporada 12 de “Dancing with the Stars” da ABC no ano seguinte e ficou em segundo lugar na temporada 22 da versão britânica de “Celebrity Big Brother” em 2018. Em 2022, competiu na Temporada 7 de “The Masked Singer” da Fox.

Embora tivesse uma obra impressionante, a parte final da sua carreira foi marcada pela propensão da Alley para a controvérsia, especialmente através das redes sociais.

Numa entrevista de 2007, Alley disse estar orgulhosa do seu estilo sem barreiras.

“Sempre senti que se alguém me pergunta alguma coisa, quer a resposta verdadeira”, disse Alley à revista Good Housekeeping. “Penso que também há algo em mim sobre ser do Kansas. Normalmente as pessoas pensam que eu sou de Nova Iorque. A única semelhança entre os nova-iorquinos e as pessoas do Midwest é de que o que você vê é o que você recebe".

"O seu carisma foi sempre icónico"

John Travolta, que alinhou com Alley no sucesso de 1989 "Olha Quem Fala", bem como nas suas duas sequelas, escreveu no Instagram esta segunda-feira: “Kirstie foi uma das relações mais especiais que alguma vez tive. Eu amo-te, Kirstie. Sei que nos veremos de novo”.

Jamie Lee Curtis - que trabalhou com Alley em 2016 em episódios de "Scream Queens" na TV - partilhou uma declaração no Facebook para prestar homenagem à falecida atriz, escrevendo: “Ela foi uma grande personagem cómica em @tvscreamqueens e uma bela mãe-galinha na sua vida muito real. Ajudou-me a comprar coisas únicas para a minha família, naquele ano, para o Natal. Concordámos em discordar sobre algumas coisas, mas tínhamos um respeito e uma ligação mútuos. É uma triste notícia".

Josh Gad escreveu no Twitter: “O meu coração parte-se por Kirstie e pela sua família. Quer fosse o seu brilhantismo em 'Cheers’; ou o seu desempenho magnético nos filmes 'Olha Quem Fala, o seu sorriso era sempre contagiante e o seu carisma era sempre icónico. Descansa em paz".

 

Artes

Mais Artes

Patrocinados