Artista lembrou as dificuldades que estão a afetar vários portugueses, deixando um crítica ao dinheiro gasto no evento
Lisboa prepara-se para receber um dos maiores eventos da sua história, com centenas de milhares de pessoas de todo o mundo a viajarem até à capital portuguesa para receberem o Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Um evento que há muito que gera polémica, nomeadamente pelos custos avultados que implica, desde o palco de muitos milhões que já foi instalado perto do Parque das Nações aos vários pormenores que vão ladear as cerimónias.
Sem esquecer o custo de toda a operação, e lembrando tempos difíceis para as famílias portuguesas, o artista urbano Bordalo II fez uma instalação precisamente no local que vai ser pisado pelo Papa e pelos peregrinos.
Através da sua página oficial de Instagram o artista partilhou a instalação de um tapete com várias notas de 500 euros, ironizando com um “Habemus Pasta”, fazendo um trocadilho entre Papa e um dos termos utilizados para dinheiro.
“Num estado laico, num momento em que muitas pessoas lutam para manter as suas casas, o seu trabalho e a sua dignidade, decide investir-se milhões do dinheiro público para patrocinar a tour da multinacional italiana”, pode ler-se na publicação, onde a mensagem também foi partilhada em inglês.
É aquilo a que Bordalo II chama de “Walk of Shame” ou, em português, “Passeio da Vergonha”.