Há mortos após deslizamento de terra em Ísquia, Itália. Autoridades procuram desaparecidos

26 nov 2022, 11:34

Trabalho das autoridades está a ser dificultado pelas difíceis condições no terreno, com muita lama e detritos, que impedem o acesso à população que necessita de ajuda

Há receio de vários mortos após um deslizamento de terra na ilha italiana de Ísquia. Ao início da tarde, a imprensa italiana confirmava o primeiro corpo retirado da lama, pertencente a uma mulher, em Casamicciola.

Mas, citando fontes dos serviços de emergência, a imprensa já tinha avançado a existência de oito vitimas mortais. O ministro das Infraestruturas, Matteo Salvini, confirmou esse mesmo balanço. Contudo, horas depois, o ministro do Interior, Matteo Piantedosi, afastava o cenário de mortes nesta catástrofe natural. “No momento, não há mortos confirmados, há algumas dificuldades nas operações de resgate porque as condições meteorológicas continuam desafiantes”, afirmou.

A impresava deu também conta de que pelo menos outras 13 pessoas estariam desaparecidas, mas que o número seria muito maior. Uma das famílias que tinha sido dada como desaparecida, que incluía um recém-nascido, foi entretanto localizada e transportada para o hospital.

Há buscas a decorrer em várias localidades, em especial na cidade de Casamicciola Terme, a mais afetada, com as autoridades inclusive a fazer escavações para tentar perceber se existem habitantes soterrados na lama. Nesta, uma parte de uma montanha cedeu e atingiu várias casas.

Já as famílias em risco estão a ser retiradas de casa. Estimam-se que existam 30 famílias nesta situação, presas em casa, sem água ou eletricidade. As estradas que permitem o acesso a estas habitações estão com lama e rochas no caminho, o que dificulta o trabalho das autoridades, que têm de proceder antes à limpeza das vias.

O deslizamento de terra foi causado por fortes chuvas, que tiveram lugar durante a madrugada. Com a força das águas, um carro foi mesmo arrastado até ao mar. Contudo, os dois ocupantes conseguiram ser resgatados pelas autoridades. Outras viaturas foram também transportadas pela corrente em direção ao mar, daí que existam mergulhadores a avaliar as águas.

As imagens que chegam da ilha mostram o caos, com bairros devastados por pedras e árvores arrancadas, carros soterrados na lama e casas destruídas.

Uma corporação de bombeiros local deu conta de que a tempestade começou pelas 04:00 locais, causando inundações. Contudo, não indicou números quanto a mortos e desaparecidos.

As autoridades apelam às famílias que permaneçam em casa, caso a sua situação seja estável, para evitar perturbações adicionais no trabalho das autoridades. Um grupo de pessoas ficou também retido no interior do hotel Terme Manzi.

A primeira-ministra italiana Giorgia Meloni já disse estar em contacto próximo com as autoridades para “acompanhar a evolução” da situação em Ísquia.

As ligações marítimas entre Ísquia e Nápoles foram interrompidas devido à agitação marítima.

Casamicciola já tinha sido devastada por uma inundação em novembro de 2009.

Europa

Mais Europa

Patrocinados