Síria: ataque aéreo de Israel contra porto de Lattaquié

Agência Lusa , AM
28 dez 2021, 06:50
Porto de Lattaquié (SANA via AP)
Porto de Lattaquié (SANA via AP)

Ataque, que gerou incêndios, causou "danos materiais significativos"

PUB

Bombardeamentos aéreos israelitas atingiram, esta terça-feira, o porto sírio de Lattaquié, no segundo ataque deste tipo em dezembro contra uma instalação estratégica do país, noticiou um órgão de comunicação social oficial sírio.

"Cerca das 03:21, o inimigo israelita desencadeou uma agressão aérea com vários mísseis em direção ao Mediterrâneo (...) tendo por alvo o parque de contentores do porto de Lattaquié", disse a agência de notícias síria SANA, citando uma fonte militar.

PUB

O ataque causou "danos materiais significativos" e originou incêndios, acrescentou a SANA.

Israel realizou centenas de ataques aéreos em território sírio desde que a guerra civil começou em 2011, no país, contra posições governamentais, forças apoiadas pelo Irão e combatentes do movimento xiita libanês Hezbollah.

A 7 de dezembro, Israel lançou um ataque contra um carregamento de armas iranianas no porto de Lattaquié, situado no centro-oeste da Síria, sem causar vítimas.

Este foi o primeiro ataque contra este porto desde o início da guerra, de acordo com a organização não governamental, com sede em Londres, Observatório Sírio dos Direitos Humanos, que possui uma vasta rede de fontes na Síria.

PUB
PUB
PUB

O Estado hebreu raramente comenta os ataques realizados contra o vizinho do norte, mas declarou, em várias ocasiões, que não ia permitir ao seu inimigo, o Irão, alargar a sua influência na Síria.

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados