Vulcão entra em erupção na Islândia. Quatro mil pessoas tiveram de abandonar a cidade de Grindavik

19 dez 2023, 00:04

O vulcão entrou em erupção às 22:17, após semanas de intensa atividade sísmica

Um vulcão entrou em erupção esta segunda-feira na península de Reykjanes, no sudoeste da Islândia, após semanas de intensa atividade sísmica, informou o Gabinete Meteorológico do país. A erupção começou às 22:17.

Temendo esta erupção, as autoridades já tinham retirado os quase 4 mil habitantes da cidade piscatória de Grindavik e também fecharam ao público o spa geotérmico da vizinha Lagoa Azul. 

No entanto, o aeroporto internacional de Reykjavik, localizado a cerca de 20 quilómetros, permanece aberto. "Até ao momento, não há interrupções nas chegadas ou partidas no aeroporto Keflavik", lê-se no site. 

O local da erupção situa-se a cerca de 30 quilómetros da capital islandesa, Reiquiavique.

Imagens e transmissões ao vivo da agência de notícias RUV mostraram lava a ser lançada de fissuras no chão. Um oficial da Polícia Civil disse à RUV que a erupção aconteceu rapidamente e parecia ser “um evento bastante grande”.

Um helicóptero da guarda costeira estará no ar em breve para confirmar a localização exata e o tamanho da erupção, disse o Gabinete Meteorológico. 

A península de Reykjanes assistiu nos últimos anos a várias erupções em áreas despovoadas, mas esta última erupção pode representamr um risco para a cidade de Grindavik, disseram as autoridades.

Europa

Mais Europa

Patrocinados