Encontrados mortos realizador iraniano Dariush Mehrjui e mulher

Agência Lusa , PF
15 out 2023, 08:14
Dariush Mehrjui (Getty)

A agência oficial de notícias iraniana IRNA afirmou, citando um funcionário judicial Hossein Fazeli, que Mehrjui e a mulher, Vahideh Mohammadifar, foram encontrados mortos com ferimentos de faca no pescoço

O realizador iraniano Dariush Mehrjui e a mulher foram mortos à facada, em casa, por um desconhecido, informou hoje a imprensa estatal do país.

A agência oficial de notícias iraniana IRNA afirmou, citando um funcionário judicial Hossein Fazeli, que Mehrjui e a mulher, Vahideh Mohammadifar, foram encontrados mortos com ferimentos de faca no pescoço.

Fazeli disse que a filha do diretor, Mona Mehrjui, encontrou os corpos quando foi visitar os pais, no sábado à noite, em casa, num subúrbio a cerca de 30 quilómetros a oeste de Teerão.

As autoridades estão a investigar e não avançaram um motivo, embora a mulher do realizador tinha denunciado uma ameaça feita nas redes sociais, nas últimas semanas.

Mehrjui, de 83 anos, era conhecido como cofundador da nova vaga cinematográfica iraniana no início dos anos de 1970, centrada principalmente no realismo.

Recebeu muitos prémios, incluindo em 1998 um Hugo de Prata no Festival Internacional de Cinema de Chicago, e em 1993, uma Concha de Ouro no Festival Internacional de Cinema de San Sebastián.

Mehrjui estudou cinema da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, no início dos anos de 1960.

Relacionados

Artes

Mais Artes

Patrocinados