Gala da FIFA marcada para 9 de janeiro

14 out 2016, 14:24
Gala FIFA Bola de Ouro 2016 (REUTERS)

Data definida no Conselho do organismo

A próxima Gala anual da FIFA vai realizar-se no dia 9 de janeiro de 2017, confirmou nesta sexta-feira o Conselho deste organismo.

O evento vai realizar-se novamente em Zurique, mas agora sem a parceria com a France Football, e por isso sem a entrega da Bola de Ouro.

A FIFA vai lançar um novo troféu para premiar os melhores do ano, e a votação vai continuar a ter a participação de um painel de jornalistas, mas vai deixar de ter os treinadores e capitães de todas as seleções do mundo.

O Conselho aprovou também uma norma que determina que as candidaturas à organização do Mundial2026 não podem pertencer a países que façam parte das confederações que organizarem as duas edições anteriores da prova, neste caso UEFA e AFC (Ásia).

Decisão sobre alargamento do Mundial foi adiada

Contudo, se nenhuma das candidaturas apresentadas preencher os requisitos técnicos e financeiros, o Conselho admite receber a candidatura de um país que pertença à mesma confederação que vai organizar o Mundial2018 (no caso a UEFA).

Sobre o Mundial 2026, o organismo que dirige o futebol aprovou a possibilidade de ser mais que um país a organizar a competição, não especificando o número limite e avaliando caso a caso.

A FIFA colocou-se ainda em posição de excluir candidaturas que não apresentem requisitos para acolher o Mundial.

Reunido na sede da FIFA, o Conselho aprovou ainda a realização do 67º Congresso do organismo a 11 de maio de 2017, em Manama (Bahrain).

Foi ainda decidida a alteração do calendário da Gold Cup, que era para disputar-se de 9 a 30 de julho, mas que agora será entre 7 e 26 do mesmo mês.

Vai ser ainda acionado um fundo de solidariedade, requerido pela federação japonesa, para reabilitar campos sintéticos destruídos pelo terramoto de abril de 2016. 

A reunião determinou ainda a criação de um Comité de Normalização para a federação grega.

Mais Lidas

Patrocinados