Violência em França: topos do Velodrome interditos

25 set 2015, 00:15
Estádio Vélodrome (Marselha)

Na sequência dos incidentes no Marselha-Lyon

A Liga Francesa ordenou o encerramento dos setores norte e sul do estádio do Marselha, onde habitualmente se juntam as claques mais violentas do clube francês, depois dos acontecimentos de domingo no jogo frente do Lyon. O encerramento deverá manter-se até à conclusão de um inquérito por parte da comissão disciplinar da liga.
 
«A gravidade dos factos e o contexto de recorrência» motivaram a decisão, disse o presidente da comissão disciplinar, Sebastien Deneux. O jogo de domingo entre o Marselha e o Lyon ficou marcado por incidentes que levaram à interrupção do jogo aos 60 minutos, quando o Lyon vencia por 1-0 e o Marselha jogava com menos uma unidade, devido à expulsão de Alessandrini, aos 44.
 
Após mais de vinte minutos de interrupção, o encontro foi retomado e Rekik acabou por fazer o golo do empate, aos 68 minutos. Na sequência dos incidentes, o presidente da LFF, Frédéric Thiriez, defendeu um endurecimento das sanções pecuniárias e desportivas a impor aos clubes por atos de violência.
 
Entretanto, três adeptos do Marselha com idades entre os 18 e 29 anos foram entretanto condenados a penas de prisão entre quatro e seis meses na sequência de incidentes. Os adeptos foram acusados de assalto armado contra agentes da autoridade – foram detetados a arremessar pedras e copos na direção das forças policiais – durante o jogo que decorreu no estádio Velodrome.
 
Os acusados, que estão impedidos de assistir a todos os jogos do Marselha durante dois anos, serão ainda presentes a um tribunal de primeira instância, que pode decidir comutar a pena para trabalho comunitário.

Relacionados

Patrocinados