Ucrânia: 100 mil pessoas no último adeus a Lobanovsky

16 mai 2002, 17:03

Antigo treinador do Dínamo de Kiev morreu O último adeus a Valery Lobanovsky, antigo treinador do Dínamo de Kiev, juntou milhares de pessoas.

Mais de 100 mil pessoas estiveram esta quinta-feira no último adeus a Valery Lobanovsky, antigo treinador do Dínamo de Kiev, que morreu vítima de uma hemorrogia cerebral. O caixão foi colocado no estádio da equipa ucraniana para que a multidão pudesse prestar o tributo ao lendário técnico.

«Lobanovsky fez o futebol ucraniano famoso em todo o mundo», referiu durante a cerimónia Leonid Kuchma, presidente da Ucrânia. O treinador morreu aos 63 anos no hospital, para onde foi levado há uma semana devido a um enfarte. O acidente aconteceu depois da vitória do Dínamo de Kiev frente ao Zaporozhie por 3-1.

Lobanovsky, que foi homenageado com um minuto de silêncio antes do início da final da Liga dos Campeões, nesta quarta-feira, levou a equipa ucraniana a vencer oito títulos na antiga União Soviética, bem como a sagrar-se vencedora da extinta Taça das Taças, em 1975 e 1986. Orientou a selecção soviética no Mundial de 1986, chegando à segunda fase antes de perder com a Bélgica por 3-4.

Lobanovsky já tinha sofrido problemas de saúde no Mundial do México. Depois de comandar a selecção dos Emiratos Árabes Unidos e Kuwait, o treinador voltou ao Dínamo em 1996. A partir de 1997, a equipa tem sido, consecutivamente, campeã da Ucrânia. Pelo meio, o técnico ainda orientou a selecção nacional durante um ano, altura em que perdeu com a Alemanha na fase de qualificação para o Mundial.

Patrocinados