Jogador russo do Celta de Vigo reivindica estatuto de comunitário

15 nov 2000, 14:03

Alegando um acordo de trabalho assinado entre a Rússia e a UE

O internacional russo do Celta de Vigo, Valery Karpin, espera terminar a época com o estatuto de jogador comunitário no Campeonato espanhol. O jogador iniciou um processo judicial num tribunal de Madrid considerando que está a ser discriminado ao ser inscrito como um dos cinco jogadores estrangeiros da equipa galega. 

O jogador alega que a Rússia, de onde é natural, possui um acordo de trabalho com a União Europeia (UE), pelo que deveria ser considerado como um trabalhador comunitário dentro do espaço da UE.  

Caso o tribunal emita um parecer favorável ao jogador, pode criar um precedente em toda a União que levaria a que muitos outros atletas oriundos de países com acordos semelhantes passassem a ser inscritos como jogadores comunitários. Também no basquete espanhol se vive uma situação semelhante, com diversos jogadores oriundos da Turquia, Lituânia e República Checa a reivindicar judicialmente o estatuto de jogadores comunitários. 

O tribunal deverá dar a conhecer o veredicto deste caso dentro de 15 dias, mas a Federação e a Liga Espanholas - entidades contra quem o jogador colocou o processo - poderão recorrer da decisão.

Mais Lidas

Patrocinados