Frank de Boer celebra «record» com um golo

15 nov 2000, 22:56

Holanda venceu Espanha em Sevilha (2-1) O «capitão» holandês marcou aos 85 minutos, no dia em que completava 85 internacionalizações. Hierro e Jimmy foram os outros protagonistas do encontro: marcaram um golo cada qual e acabaram expulsos por troca de agressões. Em Turim, um golo de Gattuso sentenciou um Itália-Inglaterra aguardado com muita expectativa, mas que acabou por decepcionar. Em Dublin, confirmando o bom momento que atravessa, a Irlanda venceu a Finlândia sem sobressaltos.

O internacional holandês Frank de Boer celebrou da melhor maneira o seu record de internacionalizações, marcando o golo que ditou a vitória da Holanda sobre a Espanha (2-1) em jogo particular realizado em Sevilha. 

De Boer, que efectuou o seu 85º jogo pelos laranjas, marcou aos 85 minutos, numa altura em que as equipas já se encontravam reduzidas a dez elementos. Curiosamente, os contemplados com cartões vermelhos foram os autores dos golos inaugurais, Hierro e Jimmy Hasselbaink. 

O veterano capitão espanhol abrira o marcador aos 66 minutos, mas Jimmy estabelecera a igualdade pouco depois. Aos 74 minutos os dois elementos envolveram-se numa troca de agressões, e o árbitro italiano Messina não foi em contemplações, enviando-os mais cedo para os balneários. A cinco minutos do fim, um canto de Seedorf foi concluído de cabeça por Frank de Boer, decididamente o homem da noite. 

As equipas alinharam: 

ESPANHA - Casillas; Puyol (Pablo, 55m), Abelardo, Hierro e Sergi; Xavi, Baraja (Guti, 46m), Mendieta (Farinós, 46m) e Luis Enrique (Paco, 77m); Raúl (Munitis, 46m) e Urzaíz (Catanha, 46m). 

HOLANDA - Van der Sar; Reiziger, Hofland (Paauwe, 46m), Frank de Boer e Bogarde (Melchiot, 72m); Bosvelt, Bruggink (Seedorf, 60m), Davids e Cocu (Van Bommel, 46m); Jimmy Hasselbaink e Kluivert (Makaay, 46m). 

Rubén J. Marcos, em Madrid 

Itália vence Inglaterra (1-0) 

Um golo do médio do Milan AC, Gennaro Gattuso, ditou o desfecho final do jogo particular entre a Itália e a Inglaterra, realizado esta quarta-feira em Turim. A vitória dos italianos (1-0), não disfarçou o desapontamento do público ante um jogo pouco interessante, que não justificou toda a expectativa que o rodeava. 

Com Sven Göran Eriksson, futuro seleccionador inglês, nas bancadas, uma Inglaterra experimental equilibrou as operações ao longo de quase todo o encontro, acabando por ser traída por um potente remate de Gattuso, a cerca de 25 metros da baliza de David James. 

Sob a arbitragem do húngaro Sandor Puhl, no estádio Dell'Alpi, em Turim, as equipas alinharam: 

ITÁLIA - Buffon (Toldo, 46m); Cannavaro, Nesta (Adani, 67m), Maldini (Bertotto, 75m); Di Livio (Zenoni, 52m), Albertini (Di Biagio, 52m), Gattuso e Coco; Fiore; Delvecchio (S. Inzaghi, 61m) e F. Inzaghi (Del Piero, 73m). 

INGLATERRA - James; G. Neville, Ferdinand, Southgate; Parlour (Anderton, 78m), Butt (Carragher, 26m), Beckham, Dyer (Fowler, 83m) e Barry (Johnson, 73m); Heskey (Phillips, 73m) e Barmby. 

Em outro jogo de carácter particular envolvendo uma selecção britânica, destaque para a surpreendente vitória obtida pela Austrália em Glasgow (2-0). 

Vitória fácil da Irlanda 

A Irlanda, adversário de Portugal no Grupo 2 da fase de qualificação para o Mundial-2002 venceu a Finlândia por 3-0, na noite desta quarta-feira, em jogo particular realizado em Dublin. Um golo madrugador do médio Finnan, aos 14 minutos, pareceu embalar os comandados de Mick McCarthy para uma vitória fácil. Porém, só nos últimos cinco minutos a Irlanda voltou a desfazer a resistência dos companheiros de Litmanen, com Killbane e o suplente Staunton a estabelecerem o resultado final. Recorde-se que a Irlanda ainda não perdeu na fase de qualificação e, pelos vistos, continua a manter uma velocidade de cruzeiro apreciável. 

França passeou em Istambul 

Em outro jogo de carácter particular, a França, actual campeã da Europa e do Mundo não perdeu a oportunidade de confirmar os seus créditos na Turquia. Num jogo de preparação realizado em Istambul, os franceses golearam com uma facilidade impressionante (4-0), graças a golos de Trezeguet, Wiltord e Micoud, na primeira parte, e de um tento do suplente Robert, a dezassete minutos do fim. 

Rommedahl derrota a Alemanha 

Dois golos do avançado do PSV, Dennis Rommedahl, na segunda parte ditaram a primeira derrota da selecção alemã desde o Campeonato da Europa (2-1 frente à Dinamarca). Desde que Rudi Völler assumira o comando interino da mannschaft, a Alemanha parecia ter regressado à eficácia de outros tempos, mas desta vez não foi capaz de manter a senda vitoriosa, apesar de Mehmet Scholl ter reduzido a diferença a dez minutos do final. O guarda-redes do Sporting, Peter Schmeichel, não foi convocado para esta encontro particular, por se encontrar em recuperação de uma intervenção cirúrgica ao joelho esquerdo. 

Noutro particular efectuado esta quarta-feira, a Suíça empatou (1-1) na Tunísia. 

Fehér marca pela Hungria 

O avançado do Sp. Braga Miklos Fehér marcou o único golo da sua selecção no jogo particular efectuado esta quarta-feira em Skopje, diante da Macedónia (0-1). Feher apontou o seu golo aos 6 minutos, colocando os húngaros em vantagem, mas ao intervalo, o árbitro decidiu suspender o encontro, devido ao intenso nevoeiro.  

Em outro jogo realizado esta tarde, a Polónia bateu a Islândia com um golo de Frankowski. 

Jugoslávia de Drulovic derrotada em Bucareste 

Entretanto, o médio do F.C. Porto Ljubinko Drulovic jogou esta tarde os 90 minutos do particular que a Jugoslávia efectuou em Bucareste, frente à Roménia. Os romenos ganharam por 2-1, mesmo apresentando uma selecção recheada de caras novas, frente a uma Jugoslávia onde abundavam estrelas do futebol europeu. 

Em outro jogo efectuado esta tarde, a Grécia perdeu em casa, frente à Eslováquia, por 0-2. 

Estónia vence Quirguistão 

A Estónia, adversário de Portugal no Grupo 2 de qualificação para o Mundial-2002 (zona europeia), venceu esta tarde o Quirguistão (1-0), em jogo de carácter particular realizado em Tallinn. O médio Aivar Anniste, do Flora Tallinn, apontou o único golo dos comandados de Taarmo Rüutli, aos 55 m. 

Em outro jogo de carácter particular realizado esta quarta-feira, a Albânia venceu Malta por 3-0, com golos de Vata e Bogdani (2). 

Jogos particulares desta quarta-feira: 

Estónia-Quirguistão, 1-0

(Anniste, 55m) 

Albânia-Malta, 3-0

(Vata, 45m; Bogdani, 75 e 90m) 

Roménia-Jugoslávia, 2-1

(Serban, 3m; Barcauan, 90m) (Mihajlovic, 87m) 

Grécia-Eslováquia, 0-2

(S. Nemeth, 17m; P. Nemeth, 73m) 

Polónia-Islândia, 1-0

(Frankowski, 61m) 

Macedónia-Hungria, 0-1 (interropido ao intervalo)

(Fehér, 6m) 

Tunísia-Suíça, 1-1

(Bouazizi, 70m) (Cantaluppi, 28m) 

Dinamarca-Alemanha, 2-1

(Rommedahl, 56 e 66m; Scholl, 81m) 

Turquia-França, 0-4

(Trezeguet, 17m; Wiltord, 19m; Micoud, 43m; Robert, 73m) 

Rep. Irlanda-Finlândia, 3-0

(Finnan, 14m; Kilbane, 85m; Staunton, 90m) 

Itália-Inglaterra, 1-0

(Gattuso, 58m) 

Escócia-Austrália, 0-2

(Emerton, 12m; Zdrillic, 66m) 

Espanha-Holanda, 1-2

(Hierro, 66m) (Jimmy Hasselbaink, 73m; Frank de Boer, 85m) 

PORTUGAL-Israel, 2-1

(Figo, 49m; Jorge Costa, 61m) (Benayoun, 85m)

Mais Lidas

Patrocinados