«O futebol boliviano está ferido de morte», disse o presidente da Federação de futebol do país
O Conselho Superior da Divisão Profissional do campeonato da Bolívia e da Taça nacional decidiu suspender as duas competições por suspeitas de manipulação de resultados.
A Federação boliviana de Futebol (FBF) pretende realizar um torneio de curta duração, que termine em dezembro e vai, por isso, consultar a CONMEBOL.
«O Conselho Superiro da Divisão profissional, com 14 votos a favor, uma abstenção e dois votos contra, decidiu anular os torneios de 2023. Portanto, os campeonatos ficam anulados», disse o presidente da FBF, Fernando Costa, citado pelo Globo Esporte.
O organismo já formalizou uma denúncia ao Ministério Público contra a alegada «rede de corrupção».
«Foram encontrados indícios de que houve viciação de resultados. Isso é motivo para levar o assunto para consulta da CONMEBOL. Foram expostas todas as consequências, debateram-se em todas as instâncias, levou-se ao conhecimento dos tribunais desportivos e do Ministério Público da Bolívia. O futebol boliviano está ferido de morte», referiu Fernando Costa.
A FBF suspeita que o esquema de manipulação de resultados envolva dirigentes, árbitros e jogadores. Os clubes pediram a destituição dos membros da comissão de arbitragem do campeonato
Esta terça-feira, o presidente do Vaca Díez, Marcos Rodríguez, apresentou a demissão enquanto o Independiente Petrolero disse que quatro jogadores aceitaram subornos.