Luso-canadianos usam futebol para reduzir suicídios em comunidade

10 jun 2016, 11:23
México vs Canadá (EPA)

Campo de verão procura reduzir o número de tentativas de suicídio dos Attawapiskat

Uma comunidade escolar de origem portuguesa no Canadá pretende usar o futebol para reduzir as tentativas de suicídio numa localidade remota indígena no norte do Ontário.

A equipa de futebol sénior masculina da Escola Secundária Católica Bishop Marrocco / Thomas Merton Royals, campeã da região de Toronto, e terceira melhor equipa do Ontário, vai promover um campo de verão com atividades de futebol, interagindo com o povo Attawapiskat, de James Bay.

«Desde setembro de 2015 que mais de 100 jovens de uma comunidade remota de indígenas tentaram suicidar-se. É necessário fazer alguma coisa», disse à agência Lusa Paulo Pereira, o treinador dos Royals.

Há 25 anos no Canadá, o lusodescendente natural de Barcelos explicou que um grupo da equipa de futebol com 14 elementos, dos quais dez são portugueses, vai estar de 18 a 24 de junho a promover a iniciativa na comunidade indígena.

«Vamos-lhes explicar as regras do futebol e toda a emoção que há nesta modalidade desportiva. Estamos muito sensibilizados para toda essa problemática da tentativa de suicídio. Esta é uma forma positiva de interagir com a comunidade», sublinhou.

A comunidade declarou em maio passado, o estado de emergência, após 11 dos seus elementos tentarem suicidar-se numa semana, com 28 casos verificados no mês de março e já meia centena de tentativas de suicídio verificadas este ano.

Mais Lidas

Patrocinados