Telemóveis, carros, móveis. Artigos em segunda mão também não escapam à subida de preços

8 nov 2022, 14:00
Telemóveis

Entre janeiro e setembro deste ano, o OLX registou um aumento dos preços médios na generalidade das categorias na ordem dos 20%, face ao período homólogo. Telemóveis e tablets têm as maiores subidas

A escalada de preços está também a afetar o mercado de revenda. Entre janeiro e setembro deste ano, o OLX registou um aumento dos preços médios na generalidade das categorias de produto na ordem dos 20%, face a igual período do ano passado.

“A categoria com maior aumento de preços desde o início do ano é a de “telemóveis e tablets”, com o preço médio a encarecer cerca de 80 euros”, o que representa um aumento de 37%, adianta a empresa de comércio online, em resposta ao ECO. Segue-se a categoria de “carros, motos e barcos”, com o preço médio a ficar “cerca de 640 euros mais caro desde o início do ano” e ainda a categoria “móveis, casa e jardim”, com subidas de cerca de 30 euros. Significa uma subida de 25% e 24%, respetivamente, face ao início do ano.

Ao ECO, fonte oficial do OLX explica ainda que esta tendência começou a ser sentida a partir de janeiro deste ano “com oscilações e diferenças entre categorias”. No entanto, ganhou força “quando se começou a observar o aumento dos preços”. Ainda assim, o OLX sublinha que algumas categorias, como é o caso dos imóveis, carros, lazer, agricultura ou tecnologia, já vinham a registar gradualmente uma trajetória ascendente dos preços no ano passado.

A par do aumento de preços, está também a haver um aumento da procura de artigos em segunda mão. Desde o início do ano, os imóveis foram a categoria a registar o maior aumento da procura (28%), seguida “por “outras vendas” (+17%), “bebé e criança” (+16%) e lazer (+15%)”, indica ainda a plataforma online, em comunicado divulgado esta terça-feira.

Por outro lado, há categorias a registar quebras na procura desde o início do ano. É o caso da tecnologia, que regista uma diminuição de 17% nas vendas, seguida da moda” (-15%), agricultura (-7%) ou ainda dos “móveis, casa e jardim” (-2,2%).

Já no que toca à oferta de produtos, durante os primeiros nove meses deste ano, a categoria com o maior aumento foi na categoria de “móveis, casa e jardim” (+20%), face ao período homólogo, seguida pelas “outras vendas” (+18%). Já as maiores quebras acontecem em categorias como imóveis (-25%), “telemóveis e tablets” (-12%) ou tecnologia (-9%).

“Estes dados podem indicar que existem menos pessoas a vender e a ficar com os seus produtos atuais, evitando gastos na substituição de produtos”, sinaliza Andreia Pacheco, responsável pelo departamento de marketing do OLX Portugal, citada em comunicado.

Relacionados

Economia

Mais Economia

Patrocinados