Confiança dos consumidores aumenta e atinge valores pré-pandémicos

Agência Lusa , NM
25 fev 2022, 14:26
Uma loja da Versace em Milão

Após terem estabilizado em dezembro e diminuído nos dois meses anteriores, os indicadores voltaram a aumentar nos primeiros dois meses de 2022

O indicador de confiança dos consumidores aumentou em janeiro e fevereiro, após ter estabilizado em dezembro e diminuído nos dois meses anteriores, e o de clima económico aumentou em fevereiro, para níveis de 2020, divulgou esta sexta-feira o INE.

De acordo com os resultados dos inquéritos de conjuntura às empresas e aos consumidores, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), “o indicador de confiança dos consumidores aumentou em janeiro e fevereiro, após ter estabilizado em dezembro e diminuído nos dois meses precedentes, de forma significativa em novembro”.

Já o saldo das opiniões dos consumidores sobre a evolução passada dos preços aumentou nos últimos cinco meses, prolongando a trajetória marcadamente ascendente iniciada em março de 2021 e atingindo o valor máximo desde julho de 2008.

Clima económico "idêntico ao observado em fevereiro de 2020" 

Quanto ao indicador de clima económico, registou-se um aumentou em fevereiro, “atingindo um nível idêntico ao observado em fevereiro de 2020, após ter apresentado um comportamento irregular entre julho e janeiro”, apontou a autoridade estatística.

Em fevereiro, os indicadores de confiança aumentaram na indústria transformadora e nos serviços, mas diminuíram na construção e obras públicas e no comércio.

Relativamente ao saldo das expectativas dos empresários da construção e obras públicas sobre a evolução futura dos preços de venda, observou-se uma diminuição significativa, após ter registado em janeiro o valor máximo da série.

Por seu turno, na indústria transformadora verificou-se uma redução das expectativas de preços de venda em janeiro e fevereiro, depois de ter atingido em dezembro o valor máximo desde outubro de 1990.

Já o saldo das expectativas de evolução dos preços de prestação de serviços diminuiu, em fevereiro, após ter aumentado no mês precedente e de se aproximar do máximo da série registado em novembro de 2005.

Por outro lado, o saldo das perspetivas de evolução futura dos preços de venda no comércio aumentou, em janeiro e fevereiro, atingindo o valor máximo da série iniciada em maio de 2003.

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