Mais de 1.000 operacionais e 300 veículos combatem fogo na serra da Estrela

Agência Lusa , CE
16 ago 2022, 07:33

Este fogo atinge os municípios de Manteigas, Covilhã e da Guarda

O incêndio na serra da Estrela está a ser combatido por mais de 1.000 operacionais, apoiados por mais de 330 viaturas, segundo o site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

O incêndio, cujo primeiro alerta foi dado na madrugada do dia 6, mas que reativou esta segunda-feira, atinge os municípios de Manteigas, Covilhã e da Guarda e era o único grande fogo ativo em Portugal continental às 04:30, segundo a mesma fonte.

O último ponto da situação realizado pelo comandante nacional da Proteção Civil, na noite de segunda-feira, indicava que as chamas estavam a lavrar com uma “intensidade elevada”, registando um “comportamento violento”.

A reativação que se verificou segunda-feira do incêndio na serra da Estrela teve origem em “três ignições em simultâneo no Vale da Amoreira”, em Manteigas, distrito da Guarda, “com expansão para os concelhos da Covilhã [distrito de Castelo Branco] e da Guarda”, adiantou André Fernandes.

Este incêndio, além de atingir o concelho da Covilhã, chegou a Manteigas, Gouveia, Guarda e Celorico da Beira, queimando um total superior a 14 mil hectares, segundo dados provisórios.

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados