Condenado por incêndio em Leiria é suspeito de fogo em Ourém

Agência Lusa , AG
11 ago 2023, 12:55
Incêndio em Ourém (Lusa/Paulo Cunha)

Tentou começar o fogo com um isqueiro, mas não conseguiu. Depois acabou por atear o fogo noutra zona

A Polícia Judiciária de Leiria deteve um homem suspeito de ter ateado o fogo no concelho de Ourém, no dia 6 de agosto, já condenado pelo incêndio na Caranguejeira, em Leiria, em 2017 e 2018.

Segundo um comunicado divulgado esta sexta-feira, a PJ adianta que o homem, de 32 anos, foi detido fora de flagrante delito e é suspeito da "autoria de um crime de incêndio florestal, ocorrido no passado dia 6 de agosto, que, segundo estimativa do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, destruiu aproximadamente 250 hectares de floresta e colocou em perigo populações das freguesias situadas a noroeste do concelho de Ourém".

O suspeito tem "antecedentes criminais por crimes da mesma natureza, ocorridos na zona da Caranguejeira em 2017 e 2018", tendo sido condenado na altura a uma pena de trabalho comunitário, segundo disse à Lusa fonte da PJ.

A mesma fonte referiu que o homem, trabalhador em "biscates, na área da construção civil", fez uma primeira tentativa para atear o fogo, através de chama direta, por utilização de um isqueiro, mas sem sucesso.

Procurou depois um monte de sobrantes, onde conseguiu os seus intentos, "tendo provocado danos de grande dimensão na área arborizada e colocado várias habitações em risco".

Fonte da PJ revelou ainda que as motivações do suspeito são "fúteis". "Gosto pelo espetáculo que o evento proporciona e de ver o combate dos bombeiros", acrescentou.

A PJ realça que "tal acontecimento ocorreu em período crítico de incêndios rurais e em que as condições meteorológicas à data potenciavam o risco máximo de incêndio".

Desde a comunicação da ocorrência, a Polícia Judiciária explica que, em articulação e estreita colaboração os destacamentos de Tomar e de Leiria da GNR, procedeu, "de forma incessante, a diligências de recolha de prova que conduziram à identificação do autor e imputação da prática daquele grave crime, que muito alarmou a comunidade e o país".

O detido vai ser presente ao juiz de instrução criminal do Tribunal de Santarém hoje à tarde para primeiro interrogatório judicial e aplicação de adequada medida de coação.

O incêndio deflagrou no passado domingo, numa zona de mato e floresta, pelas 17:20 na freguesia de Matas e Cercal, na localidade de Casal Menino, em Ourém, no distrito de Santarém, e entrou em fase de rescaldo no dia seguinte, quase 24 horas depois.

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados