Inédito: pais de atirador em escola do Michigan condenados a 10 a 15 anos de prisão

CNN Portugal , MJC
9 abr, 22:46
James Crumbley e Jennifer Crumbley

A juíza explicou que James Crumbley deu “acesso ilimitado a uma arma ou armas, bem como a munição em sua casa”, enquanto Jennifer Crumbley “glorificou o uso e a posse dessas armas”. São os primeiros progenitores a serem responsabilizados criminalmente por um tiroteio em massa cometido por um filho numa escola

James e Jennifer Crumbley, os pais do adolescente que matou quatro estudantes no tiroteio na escola de 2021 em Oxford, Michigan, foram condenados esta terça-feira a uma pena de 10 a 15 anos de prisão, semanas depois de terem sido considerados culpados de homicídio involuntário.

O júri considerou que nenhum deles fez o suficiente para evitar o ataque perpetrado pelo filho a 30 de Novembro de 2021, quando tinha 15 anos e atirou contra 11 pessoas com uma arma oferecida poucos dias antes pelos pais.

Os pais de Ethan Crumbley já estão presos há mais de dois anos. Foram detidos em Detroit, dias após o tiroteio. Embora tenham sido julgados separadamente, a sentença foi determinada em conjunto por um tribunal do condado de Oakland.

São os primeiros progenitores a serem responsabilizados criminalmente por um tiroteio em massa cometido por um filho numa escola.

“Essas condenações confirmam atos repetidos ou falta de atos que poderiam ter parado um comboio desgovernado que se aproximava, ignoraram repetidamente coisas que fariam qualquer pessoa sensata sentir os cabelos da nuca arrepiarem-se”, disse a juiza juíza Cheryl Matthews, de acordo com a CNN Internacional. “Tiveram várias oportunidades e, de cada vez, ignoraram os sinais.”

A juíza explicou que James Crumbley deu “acesso ilimitado a uma arma ou armas, bem como a munição em sua casa”, enquanto Jennifer Crumbley “glorificou o uso e a posse dessas armas”.

Os Crumbleys dirigiram-se às famílias e ao tribunal antes da sentença. "Estou aqui hoje para expressar a minha mais profunda tristeza pelas famílias de Hana, Tate, Madisyn, Justin e todos os afetados”, disse Jennifer Crumbley, que, no entanto, explicou que estava ali “não para pedir perdão, pois sei que pode estar além do meu alcance, mas para expressar as minhas mais sinceras desculpas pela dor que foi causada”.  “Estarei na minha própria prisão interna pelo resto da minha vida”, acrescentou a mãe de Ethan.

James Crumbley disse: “Antes de me dirigir diretamente a este tribunal, quero fazer algo que nunca fui capaz de fazer… Quero dizer que não consigo imaginar a dor e a agonia para as famílias… que perderam os seus filhos e o que estão a passar.” E acrescentou: “Não consigo expressar o quanto gostaria de saber o que estava a acontecer com (Ethan) ou o que iria acontecer, porque eu teria feito muitas coisas de maneira diferente”.

Relacionados

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados