Luisa não sabia que tinha uma herança para receber de seis milhões - até que foi contactada por uma advogada

30 nov 2022, 19:09
Dinheiro (Getty Images)

Advogada que conseguiu encontrar a herdeira perdida acabou por ganhar 600 mil euros com o caso

Quando uma pessoa morre e não tem herdeiros todo o património acaba nas mãos do Estado. Foi o que aconteceu com a família espanhola Azcona, cuja última pessoa se pensava ter morrido em 2014. Depois dos três irmãos, Maricarmen foi a última da família a morrer, deixando para trás uma fortuna avaliada em 5,7 milhões de euros. Dinheiro esse que, por falta de reclamação de um familiar, ficou para o fisco espanhol.

Segundo o El País esta é mesmo a segunda maior herança arrecadada pelo Estado espanhol neste século. Mas poderá ter de voltar à casa de partida. É que Luisa Azcona entrou em jogo, reclamando esse mesmo dinheiro por ser prima de Maricarmen. A documentação apresentada não convenceu o Estado e a mulher terá mesmo de avançar para os tribunais para tentar reaver o dinheiro a que diz ter direito.

O objetivo é contrapor uma decisão de 2016, em que um juiz declarou o Estado como herdeiro de Maricarmen, tendo localizado várias contas e propriedades que as finanças da província de Biscaia, onde fica Bilbao, avaliaram em mais de 6,3 milhões de euros. Desse dinheiro foram retirados 600 mil euros para o pagamento de uma advogada que foi crucial no caso, sobrando então os 5,7 milhões que Luisa, hoje com 86 anos, reclama.

Uma pequena parcela de um bolo que ascende a mais de 154 milhões de euros. É esse o valor que o Estado arrecadou desde 2000 em mais de 1.500 heranças não reclamadas, o que dá um valor médio de cerca de 100 mil euros por processo.

E não é por falta de tentativa do Estado, que oferece um incentivo para quem consiga ajudar a encontrar o destinatário de uma herança não reclamada. Esse incentivo pode chegar a 10% do valor total dessa mesma herança.

É aí que entra Marina Muñoz Ruiz, a tal advogada, que foi a responsável por estabelecer a ligação entre a herança deixada por Maricarmen e a entrada em cena de Luisa. Uma autêntica lotaria, e que é o valor mais alto alguma vez recebido num caso deste género. Foi esta jurista que descobriu o parentesco de Luisa com Maricarmen, uma prima direita que era, até aí, desconhecida. É que o pai de Luisa, que era tio de Maricarmen, acabou por ter uma desavença com a família, acabando por se chatear com os restantes membros antes de a filha nascer. Agora, e sem saber da existência daquele laço familiar, Luisa pode vir a receber uma grande quantia.

A luta continua agora com Luisa, que quer despachar-se das questões jurídicas e da burocracia, estando apenas focada em recuperar o dinheiro que entende ser seu por direito.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados