Helicóptero de organização de conservação animal salva camionista preso em enchente

CNN Portugal , CNC
7 mai 2023, 18:58
Bandeira do Quénia (Getty)

Forte subida das águas e ventos fortes fizeram com que James Rufus ficasse preso no seu camião, durante mais de seis horas, até receber uma ajuda improvável

Um camionista do Quénia foi apanhado de surpresa com a subida das águas do rio Galana, no Quénia, acabando por ficar preso no interior veículo. Prestes a ficar submerso, o homem pediu auxílio e acabou por ser socorrido por um helicóptero da Sheldrick Wildlife Trust, uma organização não-governamental de conservação da vida selvagem, que foi chamado para ajudar a missão de resgate.

Após as fortes tempestades e chuvas que se fazem sentir no país, que causaram o aumento repentino do nível das águas do rio, o camião-cisterna de James Rufus acabou por tombar, obrigando-o a escapar da cabine. A situação tornou-se progressivamente mais perigosa e o condutor ficou  encurralado e em risco de ser arrastado pela corrente.

De acordo com a pulse, o camionista sobreviveu durante seis horas, na quarta-feira passada, altura em que o helicóptero chegou ao local e começou a delicada missão de resgate. Para complicar a tarefa, além da água, também o vento não ajudava. 

"Aos ventos fortes juntou-se um turbilhão de água, o que criou condições de voo muito difíceis." disse a Sheldrick Wildlife Trust.

O piloto do helicóptero conseguiu baixar o mesmo e pairar o mais próximo possível do camião. Enquanto isso, um dos tripulantes amarrou-se a um arnês, preso à aeronave, e agarrou na mão do condutor e ajudou-o a subir a bordo.

Imagens publicadas nas redes sociais do Sheldrick Wildlife Trust, mostram o momento tenso, em que a equipa de resgate salva o condutor.

Relacionados

África

Mais África

Patrocinados