Trump mudou de ideias: afinal Putin não é um "pacificador", está a criar um novo "Holocausto"

3 mar 2022, 21:00
Donald Trump

Ex-presidente dos Estados Unidos tinha dito que o reconhecimento da independência dos territórios separatistas era "genial" e acreditava que Putin ia entrar na Ucrânia como "pacificador"

Depois de ter elogiado Vladirmir Putin por este ter reconhecido a independências das regiões separatistas de Donetsk e Lugansk, agora Donald Trump comparou as ações de Putin às de Hilter durante o Hococausto. Numa entrevista à Fox News, o ex-presidente dos Estados Unidos criticou também a governação de Joe Biden e disse que o mundo estava a "assistir a uma coisa nunca antes vista". 

"Eu tenho estado a ver o que se passa. O nosso país está a ser governado por tolos. Nós estamos a assistir a um Holocausto. Estamos a assistir a uma coisa que eu nunca tinha visto. A forma como eles entram, a explodir edifícios com crianças, com mulheres, com profissionais, com pessoas. Pensem nestas pessoas."

Trump também criticou a forma como as tropas russas estão "a rebentar com tudo indiscriminadamente" e alertou que o número de mortos é muito superior àquele que tem sido divulgado nos meios de comunicação social. "Estão a disparar mísseis de forma maciça contra estes edifícios e toda a gente está a morrer. Os números são muito piores do que aqueles que nós vemos nas televisões. Quando nós vemos que um edifício rebentou e que uma pessoa morreu... poupem-me. Estão a morrer muitas mais pessoas."

Trump aproveitou a entrevista para criticar o seu sucessor. Entende que a Rússia "não respeita os Estados Unidos" e que Joe Biden "não está a fazer nada" para resolver o problema. 

Trump tinha dito na semana passada que o reconhecimento russo da independência de territórios separatistas era "genial". "Vi isso no ecrã de uma televisão e disse: 'Isto é genial'. Putin declarou uma grande parte da Ucrânia como independente. Isto é maravilhoso. Quão inteligente é isto?" A afirmação foi feita numa entrevista ao programa "Clay Travis & Buck Sexton".

Durante essa mesma entrevista, referiu que apoiava Putin no envio de tropas para realizar a "manutenção de paz" nas regiões controladas pelos russos no sul da Ucrânia. Trump acreditava mesmo que o presidente da Rússia podia ser um "pacificador": "Eu conheço-o bem. Muito bem". Afinal não.

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados