Manifestantes ocupam mansão de oligarca russo e penduram faixas com insultos a Putin

14 mar 2022, 13:06

Nas faixas lêem-se frases como "Putin, vai-te f****" ou "Esta propriedade foi libertada"

Um grupo de manifestantes ocupou, esta segunda-feira, a mansão do oligarca russo Oleg Deripsaka em Londres, no Reino Unido, e pendurou várias faixas com insultos a Vladimir Putin e mensagens contra a guerra. 

De acordo com a agência Reuters, os manifestantes invadiram a Praça Belgrave durante a noite. Praça essa que se situa numa zona de luxo da capital britânica e pertence, alegadamente, à família deste oligarca russo, recentemente sancionado pelo governo britânico como parte da resposta contra a invasão da Ucrânia. 

Nas faixas lêem-se frases como "Putin, vai-te f****" ou "Esta propriedade foi libertada". Para além disso, também foi pendurada uma bandeira da Ucrânia.

As autoridades britânicas foram alertadas e chamadas ao local nas primeiras horas da manhã. 

(Getty Images/Chris J Ratcliffe)

Numa publicação no Facebook, estes squatters - termo anarquista que é utilizado quando as pessoas ocupam uma determinada propriedade de forma ilegal -, que pertencem ao grupo No Fixed Abode Anti Fascists, explicam, em comunicado, que "com a ocupação desta mansão, queremos mostrar a nossa solidariedade com o povo ucraniano, mas também com os russos, que nunca concordaram com esta loucura"

"Esta mansão luxuosa vai servir como centro de apoio aos refugiados, para ucranianos e pessoas de todas as nações e etnias", acrescentam. 

Quem é Oleg Deripsaka?

Oleg Deripsaka é um milionário russo, fundador de uma das maiores empresas produtoras de alumínio do mundo: RUSAL. O oligarca russo tem ainda participações no Grupo En+, uma empresa de extração de energia. 

Com várias propriedades no Reino Unido, que valem milhões de libras, Deripsaka tem um património geral avaliado em cerca de 2,3 mil milhões de euros. 

Apesar de já ter criticado o Kremlin pela invasão da Ucrânia, não deixou de ser alvo das sanções decretadas por Boris Johnson. Entre estas sanções está o congelamento de ativos, a proibição de transações com indivíduos ou empresas do Reino Unido e a proibição de viajar.​​​​​​

Quatro dias após a invasão, Oleg escreveu no Telegram: "Há uma verdadeira crise e precisamos de verdadeiros gestores de crise (...) é absolutamente necessário mudar a política económica e acabar com este capitalismo de Estado".

De recordar que os oligarcas russos estão a ser fortemente sancionados pela União Europeia e pela comunidade internacional, como os Estados Unidos, desde que a Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 564 mortos e mais de 982 feridos entre a população civil e provocou a fuga de cerca de 4,5 milhões de pessoas.

Oleg Deripaska, em 2015 (AP Images/Alexander Zemlianichenko)

 

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados