Central nuclear de Zaporizhzhia está sob ordens do comando russo. Regulador internacional alerta para dificuldades de comunicação

6 mar 2022, 17:43

O alerta foi dado este domingo pela Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), que relata problemas de comunicação

A central nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, está sob ordens do comando russo, que assumiram o controlo do local na semana passada e que desligaram algumas redes móveis e a Internet, conta a Reuters.

Segundo a Sky News, o bloqueio da rede e da Internet serve para que informações confiáveis não possam ser obtidas pelos canais normais.

"Estou muito preocupado", disse, em comunicado, Rafael Grossi, diretor da Agência Internacional de Energia Atómica, citado pela Reuters.

A Agência Internacional de Energia Atómica (IAEA, na sigla original) adianta que, apesar do controlo e dos constrangimentos de rede, que estão a dificultar a comunicação, a equipa operacional daquela que é a maior central nuclear da Europa mantém-se, para já, capaz de cumprir as suas obrigações de segurança e proteção. 

Diz a IAEA que a tomada de decisão não está à mercê de pressões russas.

#Ukraine informs IAEA that regular staff continue to operate #Zaporizhzhya Nuclear Power Plant, but plant management is now under orders from commander of Russian forces controlling site. DG @RafaelMGrossi deeply concerned with latest developments. https://t.co/TDZlLpV10f

A central nuclear de Zaporizhzhia foi tomada pelos russos num combate que decorreu perto de um dos seis reatores que ali existem, o que causou algum pânico, sendo que o governo ucraniano chegou a falar na hipótese de ocorrer um desastre 10 vezes pior que o de Chernobyl. Ainda assim, vários especialistas na matéria rejeitam esse cenário, remetendo para a IAEA, a única entidade fiável de momento.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados