Saiba aqui como pode ajudar a Ucrânia. Onze instituições que aceitam doações online

26 fev, 16:09

Devido aos acontecimentos dos últimos dias, várias organizações criaram angariações de fundos para ajudar a população ucraniana. A CNN Portugal fez o levantamento de algumas delas.

A guerra começou. Na madrugada de quinta-feira, pouco passava das 03:30 (hora de Lisboa), a Rússia invadiu a Ucrânia e deu início a uma guerra em pleno século XXI.

Desde então, os ucranianos têm vivido um verdadeiro pesadelo. 200 morreram até agora e pelo menos 120 mil procuraram refúgio nos países vizinhos.

Devido aos acontecimentos dos últimos dias, várias organizações criaram angariações de fundos para ajudar a população ucraniana. A CNN Portugal fez o levantamento de algumas delas.

Onze instituições que aceitam doações online

Voices of Children

A fundação de caridade "Voices of Children" é uma organização sediada na Ucrânia que oferece apoio psicológico às crianças afetadas pela guerra e apoio financeiro às famílias.

Esta fundação está a trabalhar em várias aldeias e vilas ao longo da linha de frente nas regiões de Donetsk e Lugansk.

"Nenhuma criança pode ser deixada sozinha com um trauma de guerra. O nosso objetivo é que todas as crianças que sofreram com a guerra na Ucrânia recebam ajuda psicológica a tempo", garante a instituição.

Pode ajudar aqui.

 

Vostok SOS

A "Vostok SOS", sediada na Ucrânia, tem como objetivo fornecer apoio aos ucranianos que pretendam fugir das suas casas e dar apoio psicológico aos afetados pela guerra.

“Ajudamos a encontrar abrigo para pessoas deslocadas e auxiliamos na retirada de pessoas da zona de conflito", salienta a organização não governamental.

Pode ajudar aqui.

 

Malteser International 

Esta organização sem fins lucrativos, com sede em Malta, tem como missão angariar comida, suplementos, medicamentos e bens de primeira necessidade, como cobertores.

“A situação de abastecimento na Ucrânia está a tornar-se cada vez mais difícil. As filas nas lojas são enormes. As pessoas esperam do lado de fora das farmácias o dia todo", descreveu Oliver Hochedez, chefe do departamento de ajuda de emergência da Malteser International. 

Pode ajudar aqui.

 

United Help Ukraine

A "United Help Ukraineé uma organização sem fins lucrativos americana que está atualmente a arrecadar dinheiro para enviar kits de primeiros socorros e suprimentos médicos para a linha da frente da guerra. Tem ainda como missão fazer chegar ajuda humanitária aos civis afetados. 

Pode ajudar aqui.

 

Nova Ukraine

A organização "Nova Ukraine" é também uma organização sem fins lucrativos americana, que está a recolher alguns bens essenciais, como fraldas para crianças e adultos, comida para bebês e alimentos para um orfanato em Donetsk.

Pode ajudar aqui.

Sunflower of Peace 

Outra organização sem fins lucrativos americana é a Sunflower of Peace, que está a arrecadar dinheiro para fornecer mochilas de primeiros socorros aos médicos e paramédicos na linha de frente. 

Cada mochila tem a capacidade de salvar até 10 vidas: entre soldados ucranianos, civis, voluntários e crianças.

Em 2014, a organização também angariou dinheiro para os profissionais de saúde, que ajudaram inocentes a fugir na sequência da anexação da Crimeia.

"Na altura, foi uma grande ajuda para os médicos e agora também será certamente”, sublinhou Katya Malakhova, coordenadora da arrecadação de fundos.

Pode ajudar aqui.

Army SOS

A iniciativa tem como objetivo angariar munições, escudos, uniformes e alimentos para os soldos ucranianos.

"Vamos ajudar o Exército Ucraniano juntos! Defendam a nossa terra!", lê-se no site da "Army SOS".

Pode ajudar aqui.

Revived Soldiers Ukraine

A Revived Soldiers Ukraine (RSU) é uma organização sem fins lucrativos dedicada a garantir direitos fundamentais aos cidadãos ucrianianos, como o direito à vida e o direito a cuidados médicos.

Pode ajudar aqui.

 

People in Need

A "People in Need" é uma organização tem como objeivo ajudar os que mais precisam com alimentos, água potável e abrigos de emergência. A equipa trabalha principalmente nas regiões de Donetsk e Lugansk.

"Condenamos veementemente a agressão contra a Ucrânia, que representa a maior ameaça à segurança na Europa desde a Segunda Guerra Mundial", lê-se na página da organização.

Pode ajudar aqui.

Cruz Vermelha Ucraniana

A Cruz Vermelha Ucraniana tem como missão usar os fundos angariados "para ajudar os necessitados, afetados por conflitos armados, recolha de sangue, mobilização de voluntários e recursos e atividades de emergência".

Pode ajudar aqui

UNICEF Ucrânia

A organização pretende reparar as escolas destruídas pelos bombardeamentos e apoiar a saúde, nutrição, educação e protecção das crianças e das suas famílias. 

Pode ajudar aqui

Outras maneiras de ajudar

Cruz Vermelha Portuguesa

O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) lançou um apelo para apoiar os sobreviventes dos bombardeamentos na Ucrânia.   

"É desanimador perceber que, após oito anos de conflito na Ucrânia, as pessoas agora enfrentam mais violência, mais dor, mais perda e mais turbulência".

Pode ajudar aqui.

UNICEF

A UNICEF compromete-se a usar os donativos para distribuir água potável nas zonas mais afetadas, fornecer equipamento médico essencial, distribuir bens de higiene essencial às famílias, bem como agasalhos para o frio.

Pode ajudar aqui.

Bombeiros

Algumas corporações de bombeiros, como é o caso da de Óbidos, estão a recolher bens essenciais para ajudar a população ucraniana. Aceitam vestuário, comida, artigos de higiene, cobertores, entre outros.

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Europa

Mais Europa

Patrocinados